Indonésia ordena que todos os Boeing 737 MAX sejam inspecionados

Aeronave a serviço da companhia Lion Air caiu nessa segunda-feira (29), com 189 pessoas a bordo

© Thomas White/Reuters

Mundo Lion Air 30/10/18 POR Notícias Ao Minuto

As autoridades da Indonésia ordenaram uma inspeção a todos os Boeing 737 MAX, nesta terça-feira (3), um dia após a queda de um avião do modelo operado pela Lion Air, com 189 pessoas a bordo, anunciou o ministro dos transportes.

PUB

O Boeing 737 MAX 8, a serviço da companhia indonésia de baixo custo Lion Air, desapareceu dos radares na segunda-feira (29), 12 minutos depois de ter descolado do aeroporto de Jacarta em direção a Sumatra. A aeronave caiu no mar, ao largo de Java, com 189 pessoas a bordo.

+ Imagens mostram resgate, luto e dor após tragédia aérea na Indonésia

Hoje, o ministro dos Transportes, Budi Karya Sumadi, anunciou ter ordenado uma inspeção de "todos os Boeing 737 MAX", sem, no entanto, os impedir de voar.

Dezenas de mergulhadores foram enviados para o local onde desapareceu o voo JT 610, cuja queda agrava a reputação de insegurança do setor aéreo indonésio.

Desde segunda-feira à noite, os serviços de socorro já não têm esperança de encontrar sobreviventes.

As equipes de socorro encheram até agora 10 sacos com pedaços de corpos, disse ao canal 'Metro TV' o presidente da agência indonésia de busca e salvamento, Muhammad Syaugi.

Os restos foram enviados para o hospital da polícia de Jaarta para serem submetidos a testes de DNA.

As equipes recolheram também 14 sacos de destroços diversos, como sapatos, dossiers ou roupa.

A prioridade, disse o porta-voz da agência, Yusuf Latif, citado pela 'AFP', é encontrar a carcaça do avião. As duas caixas-pretas da aeronave ainda não foram encontradas pelos mergulhadores e a causa do acidente segue desconhecida.

O avião devia fazer a ligação entre Jacarta e Pangkal Pingang (Sumatra), um ponto de trânsito para turistas que tradicionalmente se deslocam depois para as praias de Belitung.

De acordo com a Lion Air, o Boeing estava a serviço da empresa de viagens de baixo custo desde o mês de agosto deste ano.

O piloto e o copiloto tinham, em conjunto, 11 mil horas de voo. A dupla havia sido submetida a exames médicos recentemente.

Edward Sirait, dono da Lion Air, reconheceu que a companhia realizou reparações no avião, em Bali, antes do último voo, mas não especificou a natureza da intervenção, acrescentando que se tratou de "um procedimento normal".

Segundo a 'BBC', que teve acesso ao relatório técnico do voo entre Bali e Jacarta, efetuado no último domingo (28), houve uma "falha de fiabilidade" num instrumento de medição de velocidade e divergências nas medidas de altitude entre os aparelhos do piloto e do copiloto. A companhia Lion Air ainda não comentou a notícia da televisão britânica, apesar dos pedidos de esclarecimento.

Já a Boieng, fabricante da aeronave, emitiu um comunicado em que afirma "um pesar profundo" e anunciou que está disposta a fornecer assistência técnica no quadro do inquérito sobre o acidente.

O fabricante norte-americano suspendeu a produção de 737 MAX no ano passado, logo após detectados problemas nos motores.

A Lion Air é a principal companhia de baixo custo da Indonésia. A empresa anuniou em 2017 a compra de 50 Boeing 737 MAX. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 14 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 7 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 14 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 16 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 15 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 16 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 7 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 12 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma