Buscas por armas disparam na internet após eleição de Bolsonaro

Consultas por fabricantes de armas e termos relacionados ao Estatuto do Desarmamento também estiveram em alta

© Reuters Photographer

Tech google 30/10/18 POR Notícias Ao Minuto

A buscas no Google por "armas" e termos relacionados saltaram nos últimos dias, especialmente entre 18h e 20h deste domingo (28), logo após a divulgação da pesquisa de boca de urna das eleições presidenciais, que indicaram Jair Bolsonaro (PSL) como vencedor. A flexibilização do Estatuto do Desarmamento foi uma das principais propostas de campanha do presidente eleito para a segurança pública.

PUB

Além de "armas", o Google Trends — ferramenta que monitora as pesquisas do Google — mostrou que consultas por marcas de armamentos como Glock e Taurus também cresceram, segundo levantamento feito pelo 'UOL'.

A busca pelos termos "revogação" e "revogar" também ganharam destaque nessa segunda-feira (30). Isto porque, após divulgado o resultado da eleição, uma consulta pública feita pelo site do Senado voltou a ganhar evidência. Trata-se de uma eventual convocação de um plebiscito para revogar a lei que limita a comercialização, registro e posse de armas de fogo e munição no país.

A proposta de consulta da população sobre o assunto fez com que os termos "votem não" e "Estatuto do Desarmamento Civil" ficassem entre os assuntos mais comentados no Twitter durante essa segunda-feira (29).

+ Novos iPhones chegam ao Brasil; confira os preços

Até a hora em que foi publicada esta reportagem, no começo da noite desta terça-feira (30), a proposta de plebiscito sobre o Estatuto do Desarmamento — PDS 175/2017 —, do senador Wilder Morais (PP-GO), já tinha recebido mais de 1,336 milhão de votos, sendo 566.462 a favor da realização de uma consulta popular sobre a revogação do estatuto e 770.024 contra.

Vale lembrar que a votação online não é mandatória para convocação do plebiscito. Trata-se apenas de uma forma do Senado ter conhecimento da opinião popular.

Estatuto do Desarmamento

A Lei nº 10.826/2003, em vigor no Brasil, autoriza qualquer cidadão acima de 25 anos a ter uma arma, desde que comprove idoneidade, apresente certidão negativa de antecedentes criminais, não esteja respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, tenha ocupação lícita e residência fixa, e comprove capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio do objeto.

Antes de ir à loja, o cidadão que quer ter uma arma deve pedir uma licença à Polícia Federal (PF), que é concedida após apresentação do motivo pelo qual se pretende adquirir o objeto. Simplesmente gostar ou querer não são justificativas aceitáveis.

Feito isto, para poder portar a arma em locais públicos, a pessoa deve pedir a Guia de Trânsito de Arma de Fogo, também à PF. Quem não tiver o documento e for pego armado em público pode pegar de dois a quatro anos de prisão e terá de pagar multa. O crime é inafiançável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula