Em nota, PT critica Judiciário e promete resistir

Segundo o partido, processo eleitoral foi marcado pela violência e pelo ódio político, a começar pela cassação da candidatura de Lula

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política documento 31/10/18 POR Folhapress

O PT divulgou, nesta quarta-feira (31), uma nota em que critica o Judiciário, chama o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) de aventureiro fascista e promete resistência.

PUB

Segundo a resolução petista, o processo eleitoral foi marcado, desde o início, pela violência e pelo ódio político, a começar pela cassação da candidatura do ex-presidente Lula.

"A cúpula do Judiciário ignorou uma determinação da ONU sobre o direito de Lula ser candidato. E foi incapaz de conter a indústria de mentiras nas redes sociais financiadas pelo caixa 2 de Jair Bolsonaro", diz o documento, acrescentando que "pela primeira vez desde a redemocratização tivemos uma eleição sem debates no segundo turno".

Produto da reunião ocorrida na tarde desta terça-feira, dois dias após a eleição do militar reformado, a resolução cobra ação da Justiça ante à proliferação de fake news a favor de Bolsonaro financiada por caixa dois.

+ Em contraponto a PT, Ciro articula movimento de oposição a Bolsonaro

"Diante da sociedade brasileira e dos observadores internacionais, que testemunharam os desvios e violência desta campanha, a Justiça Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal têm o dever de investigar as ocorrências denunciadas pela população, pela imprensa e pelo PT na campanha de Jair Bolsonaro", diz.

Na nota, o PT promete resistir à reforma da Previdência "que Michel Temer e Jair Bolsonaro querem fazer, contra os aposentados e os trabalhadores" e à entrega do patrimônio nacional, das empresas estratégicas, das riquezas naturais do Brasil aos interesses estrangeiros. "Vamos resistir à submissão do país aos Estados Unidos. Nossa bandeira é a do Brasil. Nunca beijaremos a bandeira dos Estados Unidos como fez Bolsonaro", afirma documento.

A resolução anuncia a criação de uma rede democrática de proteção solidária, com o lema "Você não está só", reunindo advogados voluntários para reagir aos casos de violação dos direitos humanos e direitos civis, de violação às liberdades de organização, de imprensa e de expressão.

"Vamos reforçar a campanha Lula Livre no Brasil e no exterior, não só para fazer justiça a quem foi condenado e preso arbitrariamente, mas porque esta campanha simboliza a defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos", diz a nota, na qual o PT promete defender "os movimentos sociais, como o MST e o MTST, e as pessoas que pensam ou são diferentes de Bolsonaro: os negros, os indígenas, o povo LGBTI".

O documento diz ainda que a "eleição de um aventureiro fascista é fruto de uma campanha de ódio e de mentiras, que nos últimos anos manipulou o desespero e a insegurança da população".

E conclui: "Vamos resistir numa grande frente pela democracia e pelos direitos do povo". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico