Equador promove protocolo para ajudar menores e famílias migrantes

O acordo conta com a presença da diretora regional do Unicef, Marita Perceval

© Lusa

Mundo Venezuela 05/11/18 POR Lusa

O Equador promove na terça-feira a assinatura de um protocolo para ajudar menores e as suas famílias migrantes naquele país, especialmente aquelas oriundas da Venezuela, informou na segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Com o "procedimento de assistência para crianças, adolescentes e suas famílias no contexto da mobilidade humana no Equador", no qual o Unicef participou, vai reforçar o tratamento prioritário que o Estado equatoriano reconhece aos menores na mobilidade humana, sublinha-se no comunicado do ministério.

PUB

O acordo, que conta com a presença da diretora regional do Unicef, Marita Perceval, e que será assinado por funcionários dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, Inclusão Econômica e Social, bem como do Interior, resulta de um convênio assinado a 01 de outubro que garante o respeito, a garantia e a proteção dos direitos humanos de estrangeiros e, em especial, de menores e outras pessoas vulneráveis.

O protocolo ratifica o compromisso destas três entidades em promover uma migração ordenada, regular e segura que impeça, que controle e castigue crimes como o tráfico de pessoas e o tráfico de migrantes.

+ Prêmios Nobel pedem pacto sobre informação e democracia

Estima-se que crianças e adolescentes representem 20% do total de cidadãos venezuelanos que migraram para o Equador nos últimos meses, diz a nota oficial.

"Entre 2014 e 2018, mais de 1,2 milhões de venezuelanos entraram no Equador", dos quais entre 230 mil e 250 mil permaneceram no país até 31 de outubro, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Equador prepara-se para acolher a segunda edição de uma reunião técnica regional sobre mobilidade humana dos cidadãos venezuelanos, marcada para este mês na capital, Quito.

A reunião deve seguir as conclusões da conferência realizada na capital em setembro, que terminou com uma declaração assinada por uma dúzia de países da região que se comprometeram a unir esforços para abordar o fenômeno migratório. Com informações da Lusa. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Utah 30/04/24

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

Mundo Ucrânia 30/04/24

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

Mundo Reino Unido 30/04/24

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

Mundo Espanha 30/04/24

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

Mundo Aliia Nasyrova 30/04/24

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

Mundo Reino Unido 30/04/24

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

Mundo Colômbia 30/04/24

Nove soldados morrem em queda de helicóptero militar na Colômbia

Mundo Indonésia 30/04/24

Monte Ruang na Indonésia entra em erupção; veja as imagens

Mundo Peru 30/04/24

Acidente de ônibus no Peru deixa ao menos 25 mortos e 13 feridos

Mundo EUA 30/04/24

EUA devem reclassificar maconha como droga menos perigosa, diz agência