Exposição lança revista internacional de arte no Brasil

Publicação editada em Nova Iorque reúne todo tipo de produção cultural de várias partes do mundo

© Reprodução 

Cultura Open Space 05/11/18 POR Notícias Ao Minuto

Na próxima quinta-feira. dia 8 de novembro, acontece a partir das 15 horas na livraria Pontes a abertura de uma mostra que lança no Brasil a revista de arte, Open Space. Pela primeira vez a publicação conta com a participação de dois brasileiros: o artista plástico contemporâneo, João Cunha, idealizador deste evento, e o escritor Guilherme Zelig. A mostra é composta por 13 painéis com as obras dos dois brasileiros e da editora da revista, Dorota Czerner, publicadas na edição 21 da revista , editada em junho deste ano em Nova Iorque.

PUB

+ Spice Girls podem lançar turnê de retorno

De acordo com João Cunha a idéia central da exposição é criar uma nova relação com o espaço e com a própria obra, ampliando desta forma o repertório da leitura das obras publicadas na revista. ”Nesta edição, participo com um conjunto de desenhos, instalações, fotogravura e assemblage/scanner que sintetizam a idéia dos movimentos gerados em diferentes épocas: movimentos de Arte, literatura, contracultura, feministas, políticos, entre outros”, afirma.

O artista também inclui na mostra dois painéis da exposição “Arte como Profissão” que realizou há 40 anos, 1978, no mesmo local e espaço desta mostra, reforçando a importância da livraria na difusão da cultura. Dorota Czerner expõe poemas ilustrados e interpretações que mesclam poesia e literatura sobre as obras de João Cunha. Guilherme Zelig participa com contos curtos que retratam nosso cotidiano social.

João Cunha afirma que a mostra é resultado de um trabalho conjunto com os editores da Open Space, Dorota Czerner e Russel Craig Richardson.

Segundo Dorota que atua como editora da Open Space desde 2003, a publicação tem periodicidade anual e está aberta a todo tipo de produção artística. Áudios, vídeos e web-artes que têm como suporte a internet são divulgados por outra plataforma, a “Open Space Web -Zine”. Ela afirma que a revista foi criada em 1999 por Benjamin Boretz e Mary Lee Roberts, dois compositores, educadores e ativistas sociais. Surgiu depois de pequenos impressos e "samizdats" focados especialmente em novidades da música, na Bard College, em Annandale-on-Hudson (Nova Iorque). A conexão com o Brasil já acontece há algum tempo, observa. Prova disso, é a amizade do poeta George Quasha, um dos primeiros editores da revista, com Haroldo e Augusto De Campos. Outros artistas dessa geração estavam diretamente em contato com o grupo "Noigandres". Também destaca o conjunto musical "The Caetano Veloso Project" do pesquisador acadêmico, Chris Stover, que faz frequentes apresentações no país.

A editora afirma que a diretoria de editores contribuintes está em constante expansão ao redor do mundo para identificar novos talentos em diferentes países. A expectativa de João Cunha é se tornar esta ponte no Brasil para incluir a participação de outros brasileiros na revista após esta exposição.

Serviço

Abertura: 8 /nov. – 15 horas

Até 12/dez

2ª. a 6ª – 9 as 18 horas

Sábados – 9 às 13 horas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 22 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira 28/04/24

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

justica Paraíba Há 35 mins

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama SAMARA-FELIPPO Há 20 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 19 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 22 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK Há 23 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 23 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 17 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?