85% dos viajantes acreditam que internet dos filhos deve ser controlada

Pesquisa feita pelo AlugueTemporada mostra vantagens e desvantagens de acesso à rede durante a estadia

© iStock

Lifestyle TEMPO PARA BRINCAR 05/11/18 POR Notícias Ao Minuto

Brincar de jogos online, assistir a vídeos, conversar com os amigos... o acesso à internet é considerado imprescindível para muitas crianças. Mas quando o uso acontece durante as viagens, nem todos os pais aprovam. Segundo uma pesquisa realizada pelo site de aluguel de imóveis por temporada AlugueTemporada, marca brasileira da HomeAway, 85% dos viajantes acreditam que a internet dos filhos deve ser controlada durantes as viagens para que eles não fiquem o tempo todo conectados.

PUB

+ Horário de verão causa alterações orgânicas em animais de estimação

O levantamento, que ouviu mais de 2.250 pessoas, foi conduzido pelo pediatra Daniel Becker e pela psicopedagoga Maria Helena Bartholo. Para Becker, a dosagem da internet permite a possibilidade de maior aproximação entre os familiares: “A internet é um instrumento que agrega e desagrega. Se você não souber equilibrar, abre margem para a sensação de que nem todos estão aproveitando o passeio. E a ideia de uma viagem em família é a união”, afirmou Daniel Becker.

A pesquisa apresenta, ainda, outros dados sobre o impacto da internet quando o assunto é viagem em família. Em caso de estadias em casas alugadas por temporada, 61% dos participantes concordaram que a internet é um item indispensável. 66% também declararam que usam a ferramenta para buscar serviços e atrações para a própria viagem e 61% que acessam a rede para postar fotos e informações em redes sociais.

Para os especialistas, o uso excessivo da rede não é um problema que se restringe apenas aos mais jovens: “O telefone é o novo membro da família. Durante as viagens, é comum um dos pais ficar trabalhando, enquanto o outro passa horas nas redes sociais. As interferências destes novos meios de comunicação são bastante significativas”, ressaltou a psicopedagoga Maria Helena Bartholo.

A pesquisa mostra que embora os pais reconheçam os malefícios do uso excessivo da internet, nem sempre eles conseguem se manter off-line ou abrir mão de seus benefícios durante as viagens. “O wi-fi e o ar condicionado são dois requisitos básicos para a viagem, né? Eu busco privilegiar a família, mas de noite acesso os e-mails para saber o que está acontecendo no escritório”, disse um dos viajantes. Há também quem tente cortar o mal pela raiz: “Eu acabei bloqueando o sinal da internet para a gente ficar junto. Se não, você fica grudado ali na tela”, disse outro participante da pesquisa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos