Nova biografia de Agatha Christie revela segredos pessoais da autora

Livro é o único autorizado pela família até hoje e tem pretensão de ser relato definitivo da vida da autora

© iStock

Cultura Livro 05/11/18 POR Folhapress

Com a proposta de esclarecer o que ocorreu nas lendárias duas semanas em que a escritora britânica Agatha Christie (1890-1976), já considerada um ícone mundial da literatura, sumiu, em 1926, "Agatha Christie - Uma Biografia" (R$ 59,90, 476 págs., BestSeller) chega às livrarias.

PUB

Único autorizado pela família até hoje e com pretensão de ser relato definitivo da vida da autora, o livro de Janet Morgan faz mais do que tentar desvendar o mistério. Mesmo porque logo se chega à conclusão de que a escritora teve um surto provocado pelo estresse do divórcio de seu primeiro marido, Archibald Christie, de quem herdou nome.

+ Novo álbum de Seu Jorge tem canção de Milton Nascimento

Saiu de casa dirigindo sozinha, sofreu um acidente de carro e procurou uma clínica de repouso, onde se inscreveu com outro nome. Bastante fantasioso. Mas, ao que tudo indica, a mente de Agatha engendrou tudo isso e ainda bloqueou a memória do que ocorreu. O consciente dela nunca se lembrou do que ao certo ocorreu quando sua mais viva personagem entrou em cena.

E o que este novo livro faz, principalmente, é lançar luz à maneira de pensar de Agatha, mulher reservada, a partir do detalhamento de sua árvore genealógica e de sua infância.

Conta, por exemplo, que sua mãe foi criada por uma tia, pois a avó de Agatha enfrentou dificuldades financeiras. Não cresceu, entretanto sem o melhor que a aristocracia inglesa (e a titia-vovó de Agatha) poderia lhe proporcionar. 

De sua boa educação veio o zelo com os filhos. Chegou até a elaborar teorias contraditórias de como alfabetizá-los. Agatha, por exemplo, aprendeu a ler sozinha e não se adaptou à sala de aula quando conheceu uma.

Mulher à frente de sua época, aprendeu a se impor frente a editores. Superou o baque do divórcio e se casou de novo. Inclusive com um arqueólogo dez anos mais novo do que ela: o professor Max E. L. Mallowan .

No livro, o leitor descobre que ser escritora nunca foi uma pretensão. Na verdade, Agatha era tão fora de seu momento histórico que elaborar tramas complexas se tornou um refúgio para o qual aprendeu a se deslocar com cada vez mais maestria. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 19 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 19 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 19 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 12 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 11 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 18 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 18 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos