Seguranças da CPTM agridem equipe da Globo e tiram equipamentos

A jornalista Cinthia Toledo tentou explicar que havia pagado pela passagem e entrado normalmente pelas catracas, mas foi interrompida

© Reprodução / Rede Globo

Justiça Confusão 06/11/18 POR Folhapress

Seguranças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) agrediram, ameaçaram e tiraram equipamentos da equipe da TV Globo na manhã desta terça-feira (6) na estação Perus, na zona norte de São Paulo. Os repórteres tentavam capturar imagens e relatar as falhas em trens das linhas 7-rubi e 11-coral, que prejudicaram passageiros no horário de pico no início do dia.

PUB

A CPTM é uma companhia ligada ao governo do estado, sob a gestão de Márcio França (PSB), derrotado em sua tentativa de reeleição no mês passado.

Quando os repórteres gravavam entrevistas com passageiros, três seguranças e um chefe de segurança (que não tiveram os nomes divulgados pela companhia de trens) se aproximaram e disseram que a entrada da equipe não estava autorizada.

+ PMs de SP são treinados para usar armas de guerra em ação contra o PCC

A jornalista Cinthia Toledo tentou explicar que havia pagado pela passagem e entrado normalmente pelas catracas, mas foi interrompida pelo responsável na estação. "Tem que chamar os seguranças porque vocês têm que sair fora daqui", afirmou ele.

A equipe também foi ameaçada. "Você está forçando já... nós vamos quebrar esse equipamento aí", disse o chefe da segurança. Um dos seguranças empurrou o repórter-cinematográfico da emissora, e os demais tomaram da mão da jornalista o celular usado para a apuração da reportagem. "Vocês têm autorização de quem, moça, para estar filmando?", perguntou o chefe da segurança, que interrompeu as filmagens colocando a mão na frente da câmera.

Segundo a TV Globo, o celular só foi devolvido depois que a assessoria de imprensa da CPTM entrou em contato com os responsáveis pela estação Perus. A companhia de trens afirmou à reportagem que o caso está sendo apurado e que os funcionários envolvidos já foram afastados.

Segundo o gerente de relacionamento da companhia, Sérgio de Carvalho, disse à emissora, "não há nenhuma orientação da CPTM para restringir o acesso não só da Rede Globo, mas de qualquer outro veículo que queira fazer uma matéria dentro da CPTM".

A operação nas linhas 7-rubi e 11-coral foi normalizada no meio da manhã desta terça-feira. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro