Governador eleito quer criar 'zona franca' em favelas do Rio

Programa de Wilson Witzel isentaria o ISS e o ICMS de mercadorias e serviços produzidos dentro das comunidades

© Reuters

Economia Proposta 07/11/18 POR Folhapress

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou nesta terça-feira (6) que quer criar, em parceria com a prefeitura da capital, um programa de isenção fiscal dentro das favelas da cidade.

PUB

Chamado de Zona Franca Social, o programa isentaria o ISS (Imposto Sobre Serviços) arrecadado pela prefeitura e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), coletado pelo estado, de mercadorias e serviços produzidos dentro das comunidades.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia no Tribunal Regional Federal da 2ª região, onde o governador eleito recebeu a medalha Luiz Eduardo Pereira Pimenta, entregue a advogados e magistrados.

De acordo com Witzel, o programa foi proposto pelo prefeito Marcello Crivella (PRB) durante almoço realizado nesta terça e seria implementado inicialmente na Rocinha.

+ Pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS começa no dia 26

Witzel também afirmou que fez um "pacto de união" para "trabalhar junto" com o prefeito. A declaração ocorreu cinco dias após Crivella chamar o governador eleito de "idiota" num vídeo publicado em redes sociais –e apagado posteriormente.

Questionado por jornalistas sobre o ocorrido, Witzel disse que não havia tomado conhecimento de ofensa proferida pelo prefeito.

Eleito com a promessa de adotar uma política dura contra a criminalidade e o tráfico no estado, o ex-juiz também afirmou em seu discurso que "ninguém vai sair matando ninguém" durante operações policiais. Uma de suas promessas é utilizar atiradores de elite para atingir criminosos com fuzis.

"Não podemos mais permitir que a criminalidade fique sambando na cara da polícia. O governo vai ter muita dificuldade para restabelecer a ordem, e será duro quando for preciso", disse.

JUDICIÁRIO

Após receber a homenagem dos magistrados do TRF-2, Witzel agradeceu a medalha dizendo que juízes e juízas são "os heróis da democracia brasileira".

"Nossos magistrados e magistradas têm tido uma missão hercúlea diante da fragmentação da representação do legislativo e da falta de moralidade dos governos". O juiz também afirmou que caberia ao judiciário a tarefa de reconstrução "do que sobrou da democracia".

Tradicionalmente, a medalha entregue a Witzel é dada aos juízes que, como ele, presidiram a Ajuferjes (Associação de juízes federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo). A cerimônia ocorreria no dia 5 de outubro, mas foi adiada devido à campanha.

Segundo a legislação, a Justiça não poderia fazer uma homenagem a um candidato durante a corrida eleitoral, pois feriria os princípios de imparcialidade e neutralidade da instituição. Com as eleições terminadas, a condecoração foi então marcada para esta terça.

De acordo com André Fontes, presidente do TRF-2, a data foi propositalmente escolhida após a campanha e antes da posse de Witzel para cumprir a lei e manter o princípio de neutralidade. Fontes ainda disse que os magistrados do TRF2 "aguardam com ansiedade o início da administração" do governador eleito. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 21 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 12 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)