Primeiros colégios eleitorais são encerrados nos EUA

Foi às 18h locais (21h em Brasília) que fechou metade das urnas no Estado do Kentucky e grande parte das urnas no Indiana

© DR

Mundo Notícias do Mundo 06/11/18 POR Lusa

As primeiras assembleias de voto fecharam nesta terça-feira às 18h locais (21h de Brasília) nos Estados Unidos, após eleições legislativas intercalares decisivas para a segunda metade do mandato presidencial de Donald Trump. Foi a essa hora que fechou metade das urnas no Estado do Kentucky e grande parte das urnas no Indiana, onde está em causa uma eleição fundamental para o controle do Senado.

PUB

Estas eleições são particularmente importantes, porque podem permitir uma alteração radical de forças entre os dois partidos no Congresso, o parlamento bicamaral dos Estados Unidos, já que será reeleita a totalidade dos membros da Câmara dos Representantes e um terço dos do Senado, além de 36 governadores estaduais.

Neste momento, os republicanos controlam a Câmara dos Representantes e o Senado, com uma margem confortável na câmara baixa (235 congressistas contra 193 congressistas Democratas) e uma margem curta na câmara alta (51 contra 47 senadores Democratas e dois independentes).

Mas as pesquisas indicam que o Partido Democrata deverá recuperar o controle da Câmara dos Representantes, bem como ganhar entre seis e dez governos estaduais, apesar de não conseguir eliminar o controle republicano do Senado.

+ Trump se reúne com equipe e familiares para acompanhar eleições

A maioria na câmara baixa permitirá aos Democratas dificultar a vida política a Donald Trump, podendo, por exemplo, iniciar um processo de 'impeachment' (impugnação de mandato) por suspeitas de conluio com uma alegada ingerência russa nas eleições presidenciais e obstrução à justiça, ou criar obstáculos à agenda legislativa Republicana, em particular na área fiscal.

Ainda assim, se os republicanos mantiverem a maioria no Senado (como indicam as pesquisas), a influência democrata ficará limitada e circunscrita a um debate político mais aceso.

Mas os assessores de Trump se mostram, sobretudo, preocupados com os sinais de desgaste da popularidade do presidente e com a perda de uma parte importante da sua base de apoio, essencial para sustentar as ambições de uma reeleição daqui a dois anos.

Algumas corridas eleitorais - na Florida, na Califórnia, no Wisconsin ou no Texas, entre outras -revestem-se de especial interesse político, pelo significado que é atribuído relativamente à percepção que os norte-americanos têm da gestão Trump, mas também pela abordagem que o eleitorado faz de alguns dos temas centrais da vida nos EUA. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 4 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

esporte Óbito Há 2 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

fama Televisão Há 18 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

economia Profissões Há 4 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama DANIEL-FILHO Há 19 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 19 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama BBB-DAVI BRITO Há 22 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24

mundo Utah Há 4 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama NADJA-HADDAD 29/04/24

'Não foi como sonhávamos', diz Nadja Haddad sobre nascimento prematuro de filhos gêmeos

fama GRUPO-MOLEJO Há 21 Horas

Molejo anuncia novo trabalho durante velório do cantor Anderson Leonardo