Governo prepara plano B para atraso em venda de distribuidora do AM

Para evitar paralisação, MP permitirá a contratação temporária de um operador para a companhia, hoje operada pela Eletrobras

© Reuters / Ueslei Marcelino

Economia ENERGIA 08/11/18 POR Folhapress

O governo prepara medida provisória para tentar evitar a paralisação da distribuidora de energia que atende o Amazonas, em caso de novo atraso no leilão de venda da companhia, marcado para o dia 27 de novembro. O texto permitirá a contratação temporária de um operador para a companhia, hoje operada pela Eletrobras.

PUB

O leilão da Amazonas Energia já foi adiado três vezes este ano, diante de entendimento do mercado de que é necessária a aprovação no Congresso de uma medida provisória que trata da dívida da companhia, reduzindo os riscos para o futuro comprador.

A Eletrobras já postergou algumas vezes o prazo de devolução da companhia, que herdou após o processo de privatização do setor nos anos 1990. Da última vez, estabeleceu que não mais tocará o negócio a partir de 31 de dezembro.

+ Pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS começa no dia 26

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse nesta quarta (7) que não é possível adiar novamente o prazo, decisão que depende de aprovação em assembleia de acionistas da Eletrobras. A estatal decidiu devolver seis concessões alegando que vinha tendo prejuízo bilionário com os ativos.

"Mesmo sendo majoritário na Eletrobras, o governo não pode votar pela prorrogação, porque senão a CVM [Comissão de Valores Mobiliários] vem atrás", afirmou ele, em entrevista após assinatura de contratos de exploração e produção de petróleo promovida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O ministro disse que a medida provisória está em fase final de elaboração e tem por objetivo evitar a interrupção dos serviços após a devolução da concessão pela Eletrobras, caso o leilão não seja realizado ainda este ano.

O texto dará a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a atribuição de contratar um operador temporário até que o leilão seja realizado. 

O governo já vendeu quatro empresas distribuidoras que estavam sob operação da Eletrobras este ano. Além da Amazonas Energia, a maior delas, ainda está emperrado o processo da Eletrobras Alagoas, que é alvo de disputa judicial entre o governo do estado e a União. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula