'O Grinch' é muito fofo e divertido, mas só encanta os bem pequenos

Animação do estúdio Illumination não se configura como um desenho para arrebentar nas bilheterias

© Divulgação

Cultura crítica 08/11/18 POR Folhapress

THALES DE MENEZES - "O Grinch" chega cedo aos cinemas. A animação que resgata uma história natalina tradicional nos Estados Unidos provavelmente se encaixaria melhor nas estreias de dezembro. Mas talvez o medo da concorrência de muitos filmes no fim de ano tenha provocado essa antecipação. E esse medo é justificado.

PUB

Não é que seja um filme ruim. Na verdade, o longa produzido pelo estúdio Illumination, o mesmo dos "Minions", é bem fofo e muito divertido. Mas, mesmo bonito e caprichado nos menores detalhes, não se configura como um desenho para arrebentar nas bilheterias. Apesar de muita neve, não ameaça "Frozen".

O personagem principal é uma criatura verde, peluda e rabugenta que odeia o Natal e seu clima de alegria e confraternização. A ponto de decidir roubar o Natal das pessoas. Por "roubar", entenda-se sumir com todos os brinquedos e os enfeites de Quemlândia, cidadezinha nas montanhas onde todo mundo é feliz. Menos Grinch, claro.

Enquanto o bicho esverdeado prepara um plano mirabolante para assaltar todas as casas na noite de Natal, outra personagem também espera ansiosamente por esse dia.

+ 'Breaking Bad' e outras séries populares que renderam filmes

A menina Cindy Lou quer encontrar o Papai Noel para pedir a ele que ajude sua mãe, que trabalha bastante e sofre para cuidar sozinha dela e de seus irmãos caçulas, dois bebês gêmeos infernais.

Com todos os diálogos em versos rimados, como num livro infantil antigo, o roteiro vai caminhar para que Cindy Lou cruze o caminho de Grinch, num encontro que pode mudar a vida dos dois.

Essa história simples é valorizada pelo visual deslumbrante de Quemlândia e por um personagem coadjuvante que rouba todas as cenas em que aparece.

Max é um simpático vira-lata totalmente devotado a Grinch. Faz tudo pelo dono, o que inclui preparar seu café da manhã e puxar seu trenó, apesar do tamanho diminuto do cãozinho.

Nos ataques espetaculares de Grinch para azedar o Natal de todos, Max é figura vital na operação toda, embora não simpatize com os desejos vingativos do dono.

Para a versão original do filme, a primeira opção como dublador de Grinch era Jim Carrey, que interpretou o personagem numa versão com atores de carne e osso em 2000, de muito sucesso.

Sem Carrey, a função ficou em boas mãos. Quer dizer, boas cordas vocais. Quem empresta a voz a Grinch é Benedict Cumberbatch, o Dr. Estranho dos filmes da Marvel. Na dublagem brasileira, Lázaro Ramos se sai muito bem.

Tudo no filme é redondinho e encantador. Mas, definitivamente, "O Grinch" é endereçado a crianças bem pequenas. Só os mais baixinhos vão se deixar envolver pela história. Para os pais que levam os pimpolhos ao cinema, vale mais o divertidíssimo curta dos Minions que abre cada sessão.

O GRINCH (THE GRINCH)

PRODUÇÃO: EUA, 2018

DIREÇÃO: Yarrow Cheney e Scott Mosier

QUANDO: Estreia nesta quinta (8)

CLASSIFICAÇÃO: Livre

AVALIAÇÃO: Bom. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 23 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave