Sem LeBron, Cleveland Cavaliers apanha na NBA e pode sofrer desmanche

São dez derrotas em 11 jogos disputados, a mais recente sofrida na última quarta-feira (7), em casa, para o Oklahoma City Thunder, por 95 a 86

© Getty Images

Esporte BASQUETE 09/11/18 POR Folhapress

Seguir a vida sem LeBron James se tornou uma provação para o torcedor do Cleveland Cavaliers. Novamente preterida pelo astro, que se transferiu para o Los Angeles Lakers, a equipe acumula fiascos neste início de temporada regular da NBA, a liga norte-americana de basquete, da qual é a atual vice-campeã.

PUB

São dez derrotas em 11 jogos disputados, a mais recente sofrida na última quarta-feira (7), em casa, para o Oklahoma City Thunder, por 95 a 86. A única vitória veio diante do Atlanta Hawks, no dia 30 de outubro: 136 a 114. Com 0,9% de aproveitamento, os Cavs são lanternas da Conferência Leste e ostentam a pior campanha entre os 30 times que disputam o campeonato.

O ataque de Cleveland é o quarto menos eficiente da liga, com média de 103,7 pontos anotados. Em compensação, a defesa sofre 114,4 pontos por partida, a oitava pior da NBA.

Tem acontecido de tudo, menos triunfos, atualmente para a franquia. Por ter sido derrotado nos seis primeiros jogos, o técnico Tyronn Lue perdeu o emprego apenas 12 dias após o início da competição. O ala Kevin Love, um dos astros remanescentes da "era LeBron", sofreu lesão no dedão do pé direito e tem retorno previsto para dezembro.

Outros destaques do elenco, como os alas-armadores J.R. Smith e Kyle Korver, demonstram pouca vontade em permanecer e devem ser envolvidos em trocas ainda nesta temporada, sinal de que a franquia planeja reformular o evento e passar alguns anos de perrengue para tentar montar outro time competitivo.

Há também um descontentamento com o novato Collin Sexton. Segundo o jornal norte-americano The Atlantic, veteranos do elenco avaliam que o armador, vindo da Universidade do Alabama, "não sabe ler o jogo", ou seja, mostra dificuldade para assimilar a dinâmica da NBA, embora tenha apenas 19 anos. O garoto registra médias de 10,2 pontos e 2,1 assistências em sua temporada de estreia, números considerados baixos para alguém selecionado em oitavo lugar no Draft da liga.

Não é exagero nem desrespeito afirmar que o Cleveland Cavaliers só adquiriu popularidade na NBA após a chegada de LeBron James, escolha número 1 no Draft de 2003, vindo diretamente de um time colegial, o St. Vincent-St. Mary, sem passar pela liga universitária.

+ Giba anuncia que fará parte do Hall da Fama do vôlei mundial

Após dois anos de "adaptação", em que os Cavs ainda assim quase foram aos playoffs do Leste, o astro carregou a equipe na briga pelo título por cinco temporadas consecutivas, sendo vice-campeão em 2006/07 ao perder a final para o San Antonio Spurs.

Em 2010, sem levantar a tão sonhada taça, LeBron trocou o Cleveland pelo Miami Heat, com direito a anúncio ao vivo na TV em rede nacional, atitude que provocou a ira dos torcedores dos Cavs, que nutria esperanças por sua permanência. Pela franquia da Flórida, James formou parceria de sucesso com Dwyane Wade e Chris Bosh e se sagrou bicampeão da NBA, em 2012 e 2013.

Nas quatro temporadas que LeBron James passou com o Miami Heat, os Cavaliers nem sequer chegaram aos playoffs da Conferência Leste.

Disposto a criar uma nova história, LeBron retornou a Cleveland em 2014, iniciando uma nova rivalidade na NBA, com o Golden State Warriors. As equipes disputaram as últimas quatro finais da liga, com o Cavs vencendo apenas uma vez, em 2015/16, o único título da história da franquia.

Ao fim da temporada passada, LeBron James optou por não renovar contrato e assinou com o Los Angeles Lakers por quatro temporadas e US$ 154 milhões (R$ 579 milhões), encerrando a sua segunda era com os Cavs.

Mas não pense que a trajetória de LeBron James pelo novo time está mais sossegada. Com um elenco renovado, o Los Angeles Lakers também faz um início de temporada instável e já colocou o técnico Luke Walton na berlinda.

O triunfo sobre o Minnesota Timberwolves por 114 a 110, na última quarta, no Staples Center, fez a equipe da Califórnia reagir no Oeste, com cinco vitórias e seis derrotas, a quinta pior campanha da conferência.LeBron tem médias de 26,5 pontos, 7,8 rebotes e 7,8 assistências neste início de temporada regular.

Já prevendo uma mistura de respeito e vaias, como ocorreu quando passou a jogar pelo Miami Heat, James reencontrará os Cavaliers no dia 21 de novembro, na Quicken Loans Arena, em Cleveland. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito