Frio espichado em SP dará trégua, e verão deve ter calor acima da média

No entanto, em 2019, a previsão é de ocorrência de El Niño, fenômeno que tende a deixar a região Sudeste mais aquecida

© Carlos Severo/ Fotos Publicas

Brasil clima 09/11/18 POR Folhapress

Os moradores da cidade de São Paulo têm percebido um friozinho que vai e volta estranhamente nesta época do ano. Um exemplo ocorreu nesta quinta-feira (8), quando os termômetros tiveram máxima de 20,8°C. O mês de outubro já havia registrado a temperatura média mais baixa dos últimos oito anos.

PUB

O frio fora de época do mês passado, por exemplo, se explica pelas seis frentes frias que passaram pelo litoral paulista. Essas frentes fizeram com que a capital recebesse mais ar frio de origem polar do que seria normal para esse período do ano. Junto com as baixas temperaturas, houve mais umidade e nebulosidade, segundo a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

Ela explica que as frentes frias, vindas da Antártida, podem passar pelas regiões Sul e Sudeste em qualquer época do ano, mas não costumam ser tão fortes. Nesta semana, porém, a última frente fria se espalhou pelo mar e com mais força que o normal para o mês de novembro.

+ Manhã chuvosa deixa 6 mortos em acidentes na BR-381, em MG

De acordo com dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, a média das temperaturas máximas registrada em outubro passado foi 24,7 °C. Ou seja, 1,2°C abaixo da média histórica para o mês, que é de 25,9°C. Em comparação, o mesmo período do ano passado registrou média de 27,1°C.

"O efeito dessa massa termina no fim de semana. Sábado já tem uma tendência de rápido aquecimento, domingo mais ainda. Daí vai dar para sentir calor de verdade", explica Pegorim. "Espera-se que o calor se mantenha na próxima semana, mesmo com a previsão de passagem de uma nova frente fria no dia 15."

Para Elton Almeida, líder do grupo de previsão do tempo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura mais baixa não é fora do comum para essa época. A primavera costuma ser um período de transição que pode ter dias mais semelhantes ao inverno ou ao verão.

"Não é atípico, porque estamos na primavera. Nas primeiras semanas de novembro ainda é considerado normal o declínio da temperatura, mas, mais para o final da estação, no meio de dezembro, a tendência é que se assemelhe mais às características do verão", explica ele.

O frio espichado, porém, não deve ter impacto no verão. Em 2019, a previsão é de ocorrência de El Niño, fenômeno que tende a deixar a região Sudeste mais aquecida.

"O verão pode ter temperaturas acima do normal, porque além do calor, teremos El Niño já a partir de dezembro. A tendência é que não tenhamos mais dias frios. Pode até ocorrer frentes frias, mas com pouca massa de ar polar. Esse processo [de frio] já está terminando, a próxima semana será mais próxima da realidade", avalia Pegorim. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico