Mulheres lideram a organização do GP no Brasil

Apesar de ter apenas 23,6% de mulheres entre os torcedores na última edição do GP do Brasil, nos bastidores a relação é diferente

© Reprodução / Youtube

Esporte competição 10/11/18 POR Estadao Conteudo

A Fórmula 1 é um ambiente majoritariamente masculino. Desde 1992 uma mulher não participa de um Grande Prêmio entre os pilotos - apesar de não haver nada que as impeça de acordo com o regulamento. Seja entre o público, nas equipes de cada uma das escuderias e até mesmo em relação a cobertura jornalística a presença feminina é pequena. Apesar de ter apenas 23,6% de mulheres entre os torcedores na última edição do GP do Brasil, nos bastidores a relação é diferente: elas que exercem a maior parte das funções na organização do evento.

PUB

Claudia Ito, CEO da empresa organizadora do GP em solo brasileiro, explica que ela é só uma das muitas mulheres no comando e que aproximadamente 80% das 25 vagas fixas da companhia são ocupadas por figuras femininas. "A nossa diretora financeira, diretora operacional, a parte de imprensa, a logística, todas essas funções têm mulheres na liderança", contou.

O motivo dessa preferência não vem nem dela, mas sim de Tamas Rohonyi, promotor da prova e dono da empresa. "Essa característica vem dele, que sempre gostou de trabalhar com mulheres. Ele acha que para este negócio específico a mulher é mais detalhista. Então além da dedicação e perfeccionismo, ele também percebeu que a gente lida com muitas tarefas ao mesmo tempo", analisou.

+ Bônus por ética rende nova polêmica a Neymar no Paris Saint-Germain

O evento mobiliza 10 mil pessoas a trabalho nos três dias dentro de Interlagos. Assim como Cláudia, que trabalhou atendendo telefone e entregando credenciais como voluntária na sua primeira experiência em Interlagos, boa parte desses profissionais têm outras profissões no dia a dia. Esse é o caso de Greici Aparecida, que é gestora de segurança, mas há cerca de 25 anos - nem ela sabe ao certo - dedica uma semana do seu ano trabalhando na organização da prova. Hoje, a profissional de 52 anos que mora em Itapevi (SP) coordena o portão da área técnica e tem 19 pessoas em sua equipe.

Greici conta que já passou por algumas situações de desrespeito, com homens apontando o dedo em seu rosto e questionando sua autoridade, mas nada a fez desistir de continuar se dedicando ao evento. Pelo contrário, com o tempo de trabalho, percebeu que além de ajudar na organização da prova ela também consegue fazer a diferença na vida das pessoas que coordena. "Muitos estão desempregados, não têm o carinho que precisam em casa e acabam encontrando isso aqui. A melhor parte disso tudo é poder ensinar, receber um elogio, um abraço, um beijo, um muito obrigada... isso não tem preço", comentou.

"Deus abençoe", "vão com Deus", "até amanhã" e "muito obrigada" são algumas das frases que ela repete, com um sorriso no rosto, para cada um de seus funcionários que a cumprimenta na saída do autódromo. Assim como Greici, Fabíola Bonadie também já trabalha no evento há mais de 20 anos: começou como voluntária em uma área VIP há 22 edições atrás, mas desde 2004 tem um cargo fixo. Passou por diferentes áreas, mas hoje é a responsável por coordenar as cinco arquibancadas que têm venda a varejo.

Seu interesse não é pelo esporte em si, mas sim pelo evento. "Cresci com a Fórmula 1 por morar aqui perto de Interlagos. Eu gosto da corrida, mas confesso que sou apaixonada mesmo pela organização, pela montagem, por ver tudo acontecer, poder fazer parte disso e ainda ver a empolgação do público de perto", comentou.

Durante os três meses que atua no autódromo, Fabíola é responsável por cuidar desde a montagem das estruturas até se certificar que as equipes de alimentação, fornecedores, limpeza, manutenção e segurança estejam alinhadas nos três dias em que o circuito recebe o público. "Amo muito o que eu faço, tenho muito orgulho. As pessoas não imaginam o trabalho que dá e a quantidade de gente envolvida em fazer esse espetáculo que é a Fórmula 1 aqui no Brasil", elogiou. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico