Fraturas por osteoporose tendem a aumentar no Brasil

A cada ano, 2,4 milhões de novas fraturas já acontecem por causa da doença

© iStock

Lifestyle ENVELHECIMENTO 13/11/18 POR Notícias Ao Minuto

A osteoporose é uma doença óssea muito comum e que fragiliza o osso, tornando-o mais susceptível à ocorrência de fraturas, após um pequeno traumatismo. Em casos extremos, basta um movimento como tossir ou se sentar para que tal aconteça. No Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com a doença e, a cada ano, 2,4 milhões de novas fraturas ocorrem por causa dela. Por estar relacionada ao envelhecimento, com o aumento da estimativa de vida da população, a tendência é que esse dado cresça cada vez mais.

PUB

+ Palavras-cruzadas podem ajudar na manutenção da saúde mental

Segundo o Dr. André Evaristo, especialista em cirurgia da coluna e parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, a osteoporose é um fenômeno natural da idade, pois, conforme nós envelhecemos, os nossos ossos enfraquecem. Mas, a doença também está associada à perda de cálcio, falta de vitamina D, histórico familiar e mulheres com susceptibilidade após a menopausa, devido à diminuição dos níveis de estrogênio —hormônio feminino que ajuda a manter a massa óssea.

Geralmente as fraturas acontecem na coluna vertebral e no quadril, podendo, em casos extremos, ser muito dolorosas. “Ao contrário das fraturas no quadril, as faturas vertebrais não são tipicamente decorrentes de quedas, mas de um trauma mínimo ou, até mesmo, nenhum. Pois a vértebra enfraquecida pela osteoporose não consegue mais sustentar o corpo e pode desabar em uma atividade simples do dia-a-dia”, explica o médico.

Quase dois terços das fraturas vertebrais não apresentam sintomas, em longo prazo, por exemplo. O que pode acontecer é o paciente apresentar perda de altura e uma curvatura progressiva anormal da coluna. Já quando sintomática, haverá dores pontuais nas costas devido ao osso fraturado.

Nesse caso, os primeiros sintomas de osteoporose estão relacionados com fraturas osteoporóticas e podem incluir:

• Dorsalgia/lombalgia provocada por uma fratura vertebral

• Perda de peso

• Cifose dorsal

• Fratura óssea que ocorre com um pequeno traumatismo

Diagnóstico

Um exame físico analisando história e antecedente pessoal do paciente leva a suspeita de uma fratura da coluna vertebral associada à má qualidade óssea. A radiografia é um dos exames que podem confirmar a presença da osteoporose. Quando não há certeza, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética da coluna fecham o diagnóstico e auxiliam na diferenciação entre uma fratura recente (aguda) ou antiga (crônica). Já a análise final será feita por uma densitometria óssea — que vai mostrar a gravidade da doença.

Tratamento

Os medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose atuam diminuindo a reabsorção óssea ou aumentando a sua formação, tais como o estrógeno, a calcitonina, os bisfosfonatos, o ranelato de estrôncio, o cálcio e a vitamina D.

De acordo com o ortopedista, o tratamento cirúrgico está indicado quando a dor persiste, apesar do tratamento conservador adequado, bem como nos casos em que há deformidade progressiva da coluna e/ou alterações neurológicas. "Atualmente, há opções terapêuticas minimamente invasivas que apresentam menor dano à saúde física do paciente e uma rápida recuperação", explica André.

Prevenção

Sabendo que osteoporose pode afetar boa parte da população, hábitos diários podem auxiliar na prevenção continua da doença. São eles: uma dieta adequada, acompanhada de atividade física regular, tomar sol por pelo menos 15 minutos ao dia e, quando necessário, o auxilio de medicação especifica, para prevenir a perda de capital ósseo e ajudar no seu fortalecimento.

Para quem já possui a doença, além de um acompanhamento com o especialista, é muito importante evitar as quedas com medidas simples, como:

• Retirar tapetes soltos, cabos elétricos ou qualquer outro item em casa que poderia fazer alguém tropeçar;

• Iluminar todas as áreas da casa, inclusive nas entradas e escadas. Uma luz noturna para idas ao banheiro também é recomendada;

• Tomar cuidado com pisos escorregadios, principalmente no banheiro;

• Colocar corrimão bilateral nas escadas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões