Parlamento sueco rejeita novo premiê após eleição e mantém impasse

Foi a primeira vez na história do país que a indicação foi recusada pelos deputados, por 154 votos a favor e 195 contrários

© TT News Agency / Reuters

Mundo Articulação 14/11/18 POR Folhapress

Mais de dois meses após as eleições legislativas, o Parlamento sueco derrotou nesta quarta-feira (14) uma proposta de coalizão feita por partidos de centro-direita, mantendo o país em um limbo político.  

PUB

Foi a primeira vez na história do país que a indicação de um novo premiê foi rejeitada pelos deputados -foram 154 votos a favor e 195 contrários.

Apesar do impasse, ainda não há previsão de novas eleições, uma vez que o Parlamento deve votar em ao menos quatro propostas de novo governo antes de convocar um novo pleito.  A coalizão, idealizada pelo presidente do Parlamento, Andreas Norlen, incluía dois partidos de centro-direita: o Moderados (segundo força na casa, com 70 cadeiras) e o Cristão Democrata (22 vagas).

+ Cuba cancela parceria com Brasil no Mais Médicos; Bolsonaro é o motivo

A proposta era que o líder dos Moderados, Ulf Kristersson, se tornasse o novo premiê, mas como a coalizão era minoritária, precisava do apoio de outros grupos, em especial, da sigla de direita nacionalista Democratas da Suécia, que conta com 62 deputados e votou a favor de Kristersson.  

Isso, porém, levou os outros partidos de centro-direita a rejeitaram o acordo, por temerem a influência dos nacionalistas no novo governo. Na prática a votação fez rachar a antiga coalizão de centro-direita –chamada de Aliança–, que unia os Moderados e os Cristãos Democratas aos Liberais e ao Centro.

Na eleição de 9 de setembro, a Aliança conquistou 143 cadeiras, uma a menos do que o bloco de centro-esquerda liderado pelos Sociais-Democratas do premiê Stefan Lofven. A balança, assim, ficou com os Democratas da Suécia, com discurso anti-imigrante, que seguem sendo rejeitados pela maioria dos deputados.

Embora tenha recebido um voto de desconfiança do Parlamento após as eleições, Lofven segue no cargo de maneira interina até que um novo primeiro-ministro seja aprovado.

Agora ou ele ou a líder do Centro, Annise Loof, devem ser convidados para tentar formar um novo governo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 3 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo EUA Há 5 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 3 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama MADONNA-CANTORA Há 21 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

mundo Oklahoma Há 20 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

tech Espaço Há 5 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

lifestyle Bolor Há 23 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul