Advogada executada denunciou corrupção na cúpula da polícia paraguaia

Laura Marcela Casuso, de 54 anos, assassinada a tiros, na noite de segunda-feira, 12, em Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com o Brasil

© Jorge Adorno/Reuters

Justiça investigação 15/11/18 POR Estadao Conteudo

A advogada argentina Laura Marcela Casuso, de 54 anos, assassinada a tiros, na noite de segunda-feira, 12, em Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com o Brasil, gravou áudios que incriminam por corrupção importantes autoridades policiais paraguaias. Conforme o jornal paraguaio ABC Color, os áudios enviados em abril a uma jornalista expõem a corrupção da alta cúpula da Polícia Nacional do Paraguai e sua ligação com o crime organizado.

PUB

Um dos implicados, o diretor-geral de Investigações Criminais da Polícia Nacional, Abel Cañete, já havia sido acusado de corrupção em entrevista dada, na prisão, pelo narcotraficante brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o "Marcelo Piloto". Laura era advogada do brasileiro.

Na entrevista coletiva, o preso disse que pagava "bem caro" para ser protegido por Cañete. O diretor-geral negou a acusação, mas está sendo investigado. Os áudios gravados por Laura comprometem também integrantes da cúpula da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai. Num dos áudios, a advogada deu a entender que seria assassinada.

+ Caso Marielle: polícia diz que havia 3ª pessoa no carro usado no crime

As gravações reforçam a hipótese, levantada durante as investigações, de que a execução da advogada argentina foi "queima de arquivo". Ela atuou também na defesa do narcotraficante Jarvis Chimenez Pavão e, nos áudios, detalha a cumplicidade de chefes da polícia, políticos e funcionários do Estado paraguaio com o crime organizado.

Conforme a advogada, a cúpula da polícia disputava os bens e propriedades de Pavão, que ficaram sob sua guarda, depois que ele foi extraditado para o Brasil.

Nesta quarta-feira, 14, a procuradora-geral do Estado, Sandra Quiñonez, designou um grupo de agentes da capital para investigar o assassinato da advogada Laura Casuso. A equipe se deslocou para Pedro Juan Caballero e já assumiu a investigação. A medida foi tomada em razão do temor de que o caso não seja devidamente apurado na cidade da província de Amambay, devido à influência do narcotráfico na região.

Fronteira tem nova execução

Na noite desta terça-feira, 13, mais uma execução ligada à guerra entre facções na fronteira vitimou Alba Luz Godoy Chavez, de 30 anos. Ela foi morta com cinco tiros de pistola calibre 9 mm em Capitán Bado, vizinha de Pedro Juan Caballero e da cidade brasileira de Coronel Sapucaia (MS). O atirador surpreendeu Alba em frente de casa, fez os disparos e fugiu de moto. Ela era suspeita de ter encomendado a morte de um homem que matou seu marido, Adibe Morel Dutra, também morto com tiros de pistola calibre 9 mm, em dezembro do ano passado. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 16 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 16 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 16 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes