Em clima de tensão, Trump ataca Macron no Twitter

Republicano ironizou baixa popularidade do presidente francês

© Jonathan Ernst/Reuters

Mundo rede social 15/11/18 POR Ansa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para atacar seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na terça-feira (13).

PUB

Em uma mensagem, o republicano ironizou o "nível muito baixo" de popularidade do colega francês, além de ter criticado Macron por ele ter alertado, na semana passada, sobre o ressurgimento do nacionalismo em todo o mundo.

"O problema é que Emmanuel sofre um nível muito baixo de aprovação na França, 26%, e uma taxa de desemprego de quase 10%", escreveu Trump.

"Ele estava apenas tentando entrar em outro assunto. A propósito, não há país mais nacionalista que a França, pessoas muito orgulhosas - e com razão!", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

The problem is that Emmanuel suffers from a very low Approval Rating in France, 26%, and an unemployment rate of almost 10%. He was just trying to get onto another subject. By the way, there is no country more Nationalist than France, very proud people-and rightfully so!........

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 13 de novembro de 2018

Nos tuítes, Trump também ameaçou aumentar as tarifas sobre os vinhos franceses e fez uma referência a seu lema de campanha, "Fazer a América grande de novo!", ao escrever: "Façam a França grande de novo".

"A França produz vinhos excelentes, mas os EUA também. O problema é que a França torna difícil para os EUA venderem vinhos para a França e cobra grandes tarifas, enquanto os EUA tornam isso fácil para os vinhos franceses, cobrando tarifas muito baixas. isso não é justo, deve mudar", disse Trump.

O presidente dos Estados Unidos também voltou a criticar a ideia de Macron de criar um "verdadeiro Exército europeu", o qual permitiria uma menor dependência de Washington para defesa.

+ Advogado de atriz pornô que processa Trump é detido por agressão

"Macron sugere construir seu próprio exército para proteger a Europa dos EUA, da China e da Rússia. Mas foi a Alemanha na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Como isso terminou para a França? Em Paris, estavam começando a aprender alemão antes de os EUA chegarem. Paguem pela OTAN!", afirmou.

A presidência francesa recusou "fazer qualquer comentário" sobre os tuítes do magnata.

Macron e Trump

A tensão entre os dois presidentes começou em meio às comemorações pelo centenário do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Trump ficou incomodado com Macron após o líder francês ter afirmado que a Europa precisa de seu próprio Exército e ter indiretamente atacado sua postura nacionalista.

O republicano, por sua vez, considerou "insolentes" as afirmações de seu colega francês e cobrou uma maior contribuição financeira dos países europeus à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 18 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 17 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 16 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 17 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor