Três meses depois, Itália aprova decreto para ponte Morandi

Ponte em Gênova desabou em agosto e matou 43 pessoas

© REUTERS

Mundo desabamento 15/11/18 POR Ansa

Três meses após o desabamento da ponte Morandi, em Gênova, o Parlamento da Itália aprovou o decreto de lei que autoriza investimentos e medidas emergenciais na capital da Ligúria. O texto foi aprovado nesta quinta-feira (15) pelo Senado, com 167 votos favoráveis, 49 contrários e 53 abstenções. O decreto já tinha passado pela Câmara dos Deputados em 1 de novembro.

PUB

"O meu discurso é somente para agradecer a todos os parlamentares por terem trabalhado dia e noite nas últimas semanas para um projeto que destina 300 milhões de euros para Gênova e para as 266 famílias que perderam suas casas", disse o ministro do Transporte e da Infraestrutura, Danilo Toninelli, comemorando com o punho levantado, gesto que foi criticado pela oposição.

A votação no Senado também foi marcada por bate-boca e tensão entre o governo e a oposição do Partido Democrático (PD), fazendo a sessão ser interrompida. O ex-premier e senador pelo PD, Matteo Renzi, disse que a legenda votaria contra o projeto porque, "horas após a tragédia, o governo lançou lama contra a oposição".

+ Número de mortos em incêndios na Califórnia sobe para 59

"Luigi di Maio [vice-premier] sabia que não tínhamos aprovado a concessão da ponte à Autostrade, coisa que o jovem deputado Matteo Salvini fez", atacou Renzi, referindo-se ao também vice-premier e ministro do Interior da Itália, da Liga Norte. "É mentira que o PD recebeu dinheiro da Autostrade, que, por sua vez, financiou a Liga Norte", disse Renzi.

No dia 14 de agosto de 2018, parte da ponte Morandi desabou, com vários carros e caminhões em cima, causando a morte de 43 pessoas. Centenas de pessoas ficaram desabrigadas, já que as casas embaixo do viaduto foram destruídas. O prefeito de Gênova, Marco Bucci, prevê que até 2020 seja construída uma nova ponte.

O renomado arquiteto Renzo Piano cedeu um de seus projetos para a nova obra, mas as autoridades esperam que a própria Autostrade faça um novo projeto e pague a reconstrução. A escolha do novo projeto deverá ser feita até o fim deste ano. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 16 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 15 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 17 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor