Sistema estelar pode gerar uma das maiores explosões do universo

A explosão de raios-gama, associada a supernovas (explosão de estrelas moribundas), é considerada a explosão mais energética do Universo

© DR

Tech ASTRONOMIA 21/11/18 POR Lusa

Astrônomos descobriram um sistema de duas estrelas envolto numa nuvem de poeira em forma de espiral, sugerindo que uma delas está girando extremamente rápido, o que pode desencadear uma das maiores explosões do Universo.

PUB

+ Nasa seleciona antigo delta em Marte como local de pouso do Mars 2020

O sistema estelar binário está localizado a cerca de 8 mil anos-luz da Terra e foi detectado por uma equipe internacional de astrônomos. O resultado foi publicado na revista científica Nature Astronomy nesta segunda-feira (19).

As duas estrelas em causa são da classe 'Wolf-Rayet', consideradas das mais quentes do Universo e que expelem 'ventos' de gás quente, sendo a última etapa da evolução das estrelas com maior massa antes de explodirem como supernovas.

A colisão de ventos entre as duas estrelas provoca uma nuvem de poeira estelar que adquire a forma de uma espiral quando as estrelas rodopiam uma na outra. 

A equipa de astrônomos descobriu, mediante observações feitas com telescópios no Chile e na Austrália, que o sistema estelar produz ventos cem mil vezes mais rápidos do que um furacão na Terra, diz a universidade britânica de Sheffield, que participou na pesquisa.

A explosão de raios-gama, associada a supernovas (explosão de estrelas moribundas), é considerada a explosão mais energética do Universo. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Super lua 23/04/24

Hoje é dia de 'Lua Cheia Rosa' e será visível no Brasil

Tech Espaço 23/04/24

Após 5 meses de silêncio, NASA volta a se comunicar com a sonda Voyager 1

Tech Justiça 23/04/24

AGU diz ao STF que há indícios de crime no 'Twitter Files'

Tech Negócios 23/04/24

Google demite mais 20 funcionários por participação em protesto contra projeto para Israel