Evento no Parlamento britânico discute situação política no Brasil

"A ameaça representada por Bolsonaro não deve ser subestimada", afirmou no evento Richard Burgon, parlamentar do Partido Trabalhista

© Peter Nicholls / Reuters

Mundo Reino Unido 21/11/18 POR Folhapress com DANIEL AVELAR

Um evento realizado no Parlamento britânico nesta terça-feira (20) debateu os rumos do Brasil após a vitória de Jair Bolsonaro na corrida presidencial. A reportagem esteve lá.

PUB

A atividade, intitulada "Solidariedade com o Brasil: oposição à ameaça da extrema-direita aos direitos humanos, à igualdade e ao progresso social", foi organizada pela Iniciativa de Solidariedade com o Brasil, campanha lançada por um grupo de ativistas no Reino Unido.

"A ameaça representada por Bolsonaro não deve ser subestimada", afirmou no evento Richard Burgon, parlamentar do Partido Trabalhista britânico, ao comentar declarações do presidente eleito de que faria uma "limpeza" de seus opositores.

Burgon também criticou a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), a qual considera uma manobra para impedi-lo de concorrer nas eleições. "Da mesma forma que a política não pode interferir no poder Judiciário, a Justiça não deveria intervir no processo político", disse.

+ Empreiteiras envolvidas na Lava Jato devem receber perdão de R$ 800 mi

Para Myriam Kane, da União Nacional de Estudantes do Reino Unido, a "retórica odiosa de Bolsonaro favorece a extrema-direita", estimulando ataques contra mulheres e LGBTs. Ela aponta o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, em março, como um indício do avanço de setores radicais no país -o crime, ainda não solucionado, foi comparado ao assassinato da parlamentar britânica Jo Cox em 2016, durante a campanha do plebiscito sobre o "brexit".

A representante estudantil também disse que o programa ambiental do presidente eleito ameaça a Floresta Amazônica, "pondo o bem-estar do mundo em risco".

Além disso, a brasileira Julia Felmanas, militante do PT, criticou a nomeação de Sérgio Moro como ministro da Justiça do próximo governo. Para ela, Bolsonaro demonstra incoerência a respeito da promessa de combate à corrupção ao associar-se a políticos investigados, como Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil.

A ascensão da extrema-direita no Reino Unido é considerada um dos efeitos do "brexit" -alguns dos políticos entusiastas do divórcio com a União Europeia, como Nigel Farage, líder do partido Ukip, são conhecidos por sua retórica ultranacionalista e xenófoba. O país registrou alta de crimes de ódio nos últimos anos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico