Líderes europeus se reúnem hoje para endossar acordo do 'Brexit'

Encontro ocorrerá em Bruxelas e contará com a presença dos chefes de Estado e de governo dos países que compõem a União Europeia

© Lusa

Mundo Negociação 25/11/18 POR Lusa

Os chefes de Estado e de governo dos países que compõem a União Europeia (UE) se reúnem neste domingo (25), em Bruxelas, para endossar o acordo de saída do Reino Unido do bloco e a declaração política da relação futura pós-'Brexit'.

PUB

Desfeito o "imbróglio" de Gibraltar, que nos últimos dias ameaçou abalar a harmonia e solidariedade entre os membros - pelo menos no que se refere ao assunto -, o encontro extraordinário de hoje deverá seguir o roteiro apontado pelo presidente do Conselho Europeu, na carta-convite endereçada aos estados-membros.

"Durante as negociações, ninguém queria derrotar ninguém. Todos procurávamos um acordo justo e satisfatório. Acredito que finalmente chegamos ao melhor compromisso possível. [...] Recomendarei que, no domingo, aprovemos o resultado das negociações do 'Brexit'", sinalizou Donald Tusk na missiva que enviou aos líderes europeus, neste sábado (24).

+ Trump confirma acordo com México sobre asilo de migrantes

Os 27 países deverão, dessa forma, endossar sem percalços o projeto do acordo de saída do Reino Unido do bloco comunitário e a declaração política que estipula os parâmetros da relação futura entre as partes, antes de receberem a primeira-ministra britânica, Theresa May, para delinear os próximos passos.

O suspense instalado em Bruxelas nos últimos dias dissipou-se, na tarde de ontem, quando a Espanha recebeu as "garantias" que clamava para ratificar o acordo do 'Brexit'.

Pedro Sánchez tinha ameaçado votar contra, ou em última instância boicotar o acordo, se não houvesse um esclarecimento do artigo 184 do acordo de saída, que na opinião do governo espanhol estabelecia que, no futuro, os assuntos relacionados com Gibraltar seriam abordados exclusivamente entre Londres e Bruxelas.

Para Madrid, era fundamental que ficasse escrito que nenhum acordo futuro entre a UE e Londres fosse aplicado no território ultramarino britânico - cedido em 1713 mas, ainda hoje, reivindicado pelas autoridades espanholas -, sem o visto prévio espanhol.

Intensas negociações de última hora permitiram que Espanha visse as suas exigências atendidas, na véspera da reunião extraordinária.

"Com respeito ao âmbito territorial dos acordos futuros entre a UE e o Reino Unido, é evidente que, a partir do momento em que o Reino Unido deixar a União, Gibraltar não estará incluído no âmbito territorial dos acordos que forem concluídos entre as partes", esclareceu, em carta enviada a Sánchez, o presidente do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula