Os artistas que já foram acusados de plágio

Juice WRLD é o mais recente artista a ser acusado de ter copiado a obra de outro colega

©

Os artistas que já foram acusados de plágio

A violação dos direitos de autor, dentro da indústria musical, pode ser muito complexa. Se por um lado existem determinados temas que podem soar, ainda que de forma acidental, como outras canções, há também quem tenha mesmo optado por usar samples e riffs de outros artistas sem atribuir créditos e sem pedir a devida autorização.

Clique na galeria e conheça melhor as histórias que estão por trás dos artistas que já foram acusados de plágio.

© Getty Images

Juice WRLD - 'Lucid Dreams'

Sting poderá processar o rapper depois deste ter usado várias partes do tema 'Shape of My Heart', de 1993, mesmo apesar de ter 85% dos direitos de autor, segundo revelam alguns tweets que foram apagados. Juice WRLD usou várias partes da melodia da guitarra do tema de Sting em 'Lucid Dreams'.

© Getty Images

Nicki Minaj - 'Sorry'

Tracy Chapman está processando Minaj depois desta ter utilizado um sample do tema 'Baby Can I Hold You' na canção 'Sorry'. A veterana cantora afirma que Minaj pediu autorização para usar o sample, mas fê-lo quando o tema já estava gravado, com Chapman negando a autorização. Apesar disto, Minaj permitiu que um DJ em Nova York passasse o tema no seu programa.

© Getty Images

Daft Punk e The Weeknd - 'Starboy'

A cantora Yasminah está processando os artistas por pelo menos 5 milhões de dólares. Esta afirma que os músicos retiraram partes do seu tema 'Hooyo', de 2009, para usarem no sucesso 'Starboy'.

© Getty Images

Childish Gambino - 'This is America'

O músico foi acusado de roubar o seu tema de sucesso ao rapper Jase Harley, na música 'American Pharaoh'. Harley fez uma publicação no Instagram onde afirmava sentir-se humilde por ter sido uma inspiração para a canção.

© Getty Images

Miley Cyrus - 'We Can't Stop'

Em março de 2018, o músico jamaicano Flourgon avançou com uma ação contra a cantora, ao afirmar que o tema desta, 'We Can't Stop', era de certa forma muito semelhante a 'We Run Things', tema do cantor, de 1998.

© Getty Images

Ed Sheeran, Faith Hill e Tim McGraw - 'The Rest of Our Life'

Jasmine Rae, estrela da música country, processou Ed Sheeran e afirmou que o tema que ele escreveu para Hill e McGraw era quase uma cópia da canção 'When I Found You', da cantora australiana.

© Getty Images

Meghan Trainor - 'All About That Bass'

O tema de sucesso da cantora teria sido retirado de 'Happy Mode', uma canção da banda sul-coreana Koyote. Pelo menos é o que afirma um dos autores.

© Getty Images

The Beatles - 'Come Together'

O lendário Chuck Berry processou a banda em 1973. Este alegava que o tema dos Beatles continha melodias e letras do seu tema 'You Can't Catch Me'.

© Getty Images

Rod Stewart - 'Do Ya Think I'm Sexy?'

Aparentemente, o tema extremamente popular do cantor foi buscar inspiração e um pouco mais à canção de 1976 'Taj Mahal', de Jorge Ben. Ambos chegaram a acordo e Stewart aceitou doar alguns dos lucros para a caridade.

© Getty Images

Radiohead - 'Creep'

O icõnico tema da bancada fez com que os seus elementos fossem processados pelos Hollies. Estes afirmavam que o Radiohead tinham copiado o seu tema de 1973, 'The Air I Breathe'. Tom Yorke acabou por admitir que foi buscar 'inspiração' ao tema e atualmente as duas bandas compartilham os lucros.

© Getty Images

Lana Del Rey - 'Get Free'

No ano passado muitas pessoas notaram as semelhanças entre o tema da cantora e 'Creep', dos Radiohead. A banda não processou a cantora mas pediu para ser ceditada.

© Getty Images

Robin Thicke - 'Blurred Lines'

O tema do cantor esteve envolto em controvérsia devido a várias razões. A família de Marvin Gay processou Thicke e Pharrell Williams, alegando que este tema era muito semelhante à canção do falecido cantor, 'Got to Give It Up'.

© Getty Images

Jet - 'Are You Gonna Be My Girl'

Muitos fãs de Iggy Pop acusaram a banda australiana de plagiarem 'Lust For Life', tema de 1977. A banda negou todas as acusações.

© Getty Images

David Guetta - 'Play Hard'

Supostamente, o tema de 2012 do DJ terá samples de 'Better Off Alone', canção do grupo Alice DeeJay.

© Getty Images

Jay-Z - 'Big Pimpin'

O rapper já foi acusado de plágio em diversas ocasiões. Uma delas foi relativa ao seu tema 'Big Pimpin', cuja melodia era muito semelhante à do tema 'Khosara Khosara', do compositor egípcio Baligh Hamdi.

© Getty Images

Bruno Mars - 'Treasure'

Em 2012 o músico Breakbot acusou Mars de plágio, afirmando que o tema 'Treasure' era extremamente semelhante à sua canção 'Baby I'm Yours'.

© Getty Images

Oasis - 'Whatever'

O músico Neil Innes afirmava que 'Whatever' era muito semelhante ao seu tema 'How Sweet to Be an Idiot'. Acabou por ser creditado como um dos autores, depois de processar os Oasis.

© Getty Images

Simple Plan - 'Your Love Is a Lie'

Em 2007 muitos fãs perceberam rapidamente que o tema dos Simple Plan era muito semelhante à canção dos Green Day, 'Boulevard of Broken Dreams'.

© Getty Images

Katy Perry - 'Roar'

Depois de muitos fãs acharem que o tema de Perry era muito semelhante a 'Brave', de Sara Bareilles, esta foi rápida a serenar os ânimos, afirmando que ambas são amigas e que não era preciso qualquer tipo de polêmica.

© Getty Images

Led Zeppelin - 'Stairway to Heaven'

Depois de muitos anos, a banda foi acusada de ter ido buscar a introdução do icônico tema a 'Taurus', canção dos Spirit. Jimmy Page afirma que essa acusação é "ridícula".

© Getty Images

Led Zeppelin - 'Whole Lotta Love'

Quando a banda gravou o tema 'Whole Lotta Love', em 1969, esta recorreu a samples de 'You Need Love', de Muddy Waters, sem dar crédito ao autor, que acabou por processar os membros da banda.

© Getty Images

Coldplay - 'Viva La Vida'

A canção que chegou a ser premiada com um Grammy esteve no centro da disputa entre Joe Satriani e o Coldplay. O guitarrista afirmava que o tema "contava com várias partes" da sua canção 'If I Could Fly'.

© Getty Images

Avril Lavigne - 'Girlfriend'

A cantora foi processada pela banda dos anos 70 The Rubinoos, que afirmava que Lavigne tinha usado partes da canção 'I Wanna Be Your Boyrfriend'.

© Getty Images

One Direction - 'Live While We're Young'

Os críticos de música encontraram várias semelhanças entre o tema da banda e a canção 'Should I Stay or Should I Go', dos The Clash.

© Getty Images

The Doors - 'Hello, I Love You'

A lendária banda The Doors teve de pagar lucros à banda The Kinks. O tema da banda de Jim Morrison contava com muitas semelhanças com a canção 'All Day and All the Night'.

© Getty Images

Nirvana - 'Come As You Are'

Kurt Cobain teria, supostamente, ficado nervoso com as semelhanças existentes entre o tema da banda e a canção 'Eighties', dos Killing Joke. Os últimos decidiram não processar os Nirvana.

© BrunoPress

Katy Perry - 'Dark Horse'

Flame, um grupo de rap, juntamente com o rapper Lecrae e John Reilly, processou a cantora. Estes afirmavam que o tema de Perry tinha muitas semelhanças com a canção 'Joyful Noise'.

© Getty Images

The Beach Boys - 'Surfin' U.S.A.'

Provavelmente os samples de Chuck Berry foram os mais usados por diversos artistas. Desta vez, os Beach Boys pegaram na canção 'Sweet Little Sixteen', do músico, e tornaram-na deles. O manager da banda deu a Barry os direitos de autor do tema, para assim evitar um processo.

© Getty Images

Jay-Z e Kanye West ft. Frank Ocean - 'Made in America'

O trio foi acusado de plagiar o tema 'Made in America', de Joel McDonald. No entanto, acabaram por vencer o caso em tribunal, em 2016.

© Getty Images

Eminem - 'Rap God'

Eminem e o MC Raymond Jones, do grupo Hot Stylz, teriam chegado a um acordo, depois de Jones ter afirmado que o Slim Shady tinha usado um sample de 25 segundos de um dos seus temas na canção 'Rap God'.

© Getty Images

Jay-Z & Beyoncé - 'Drunk in Love'

A cantora de folk húngara processou o casal em 2014, afirmando que estes tinham usado partes do tema 'Bajba, Bajba Pelem'. O caso foi a tribunal e Mitsou perdeu.

© Getty Images

Cultura música 26/11/18 POR Notícias Ao Minuto


A violação dos direitos de autor, dentro da indústria musical, pode ser muito complexa. Se por um lado existem determinados temas que podem soar, ainda que de forma acidental, como outras canções, há também quem tenha mesmo optado por usar samples e riffs de outros artistas sem atribuir créditos e sem pedir a devida autorização.

PUB

Clique na galeria e conheça melhor as histórias que estão por trás dos artistas que já foram acusados de plágio.

Leia também: Luisa Mell desiste da TV após ser demitida antes mesmo de estrear

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula