Aplicativo incentiva o parto normal entre as gestantes brasileiras

A ferramenta é gratuita e funciona também como uma rede social de gestantes

© iStock

Tech Gravidez 26/11/18 POR Notícias Ao Minuto

O aplicativo Canguru Gravidez lançou um portal de conteúdo com a missão de ser a principal fonte de informação confiável e segura sobre gestação, parto e puerpério. Os textos são escritos em linguagem acessível, revisados por jornalistas e aprovados por profissionais de saúde. O aplicativo também ganha uma identidade visual completamente nova para potencializar os resultados já alcançados.

PUB

+ Falta de vitamina B-12 na gestação pode afetar a inteligência da mãe

Idealizado pelo médico da família Gustavo Landsberg, o Canguru Gravidez é o primeiro e mais completo aplicativo a acompanhar o pré-natal da gestante em todas as etapas. Além de garantir informações relevantes para a mamãe durante toda a gravidez, o app também foi desenvolvido com uma missão importante: dar mais segurança para que a gestante opte pelo parto normal, uma realidade ainda distante para muitas mulheres no Brasil. "Estamos com uma taxa de 60,8% de parto normal entre as nossas usuárias", comemora Landsberg. "Isso significa que as gestantes que usam o app têm 36% mais chances de ter um parto normal que a média nacional", completa.

No Brasil, o número de cesáreas realizadas ainda corresponde a 55% de todos os partos no País. O número é extremamente alto, quatro vezes a taxa considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 15%. A situação é ainda mais complicada nas maternidades particulares brasileiras, em que praticamente nove entre dez partos assistidos são cesáreas. "Tinha esse ideal de desenvolver uma ferramenta que pudesse acompanhar e indicar para a gestante o quão seguro o parto normal é na maioria dos casos", lembra Landsberg.

A ferramenta é gratuita e funciona também como uma rede social de gestantes, um guia pré-natal e um cartão pré-natal digital — que permite à futura mamãe e ao médico o acompanhamento adequado da gestação, utilizando o histórico fornecido pela própria gestante e o profissional que a acompanha. Coletando informações em tempo real, permitindo a identificação precoce da gestante e analisando situações de risco de maneira dinâmica, o app funciona como uma ferramenta única para auxiliar médicos e pacientes. "O app pode ter uma conexão direta e integrada com o médico, contribuindo para melhorar os indicadores de saúde", diz Landsberg.

O aplicativo Canguru Gravidez faz parte também das startups que, atualmente, recebem investimentos do Hospital Israelita Albert Einstein. "Hoje, o Canguru permite à gestante criar uma carteirinha de pré-natal dentro do aplicativo; uma carteirinha digital que pode ser levada para todo lugar", complementa o ginecologista Eduardo Cordioli, gerente médico da área de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo Cordioli, utilizando o histórico, baseado em informações fornecidas pela gestante, o aplicativo classifica o risco da gravidez (baixo, intermediário ou alto risco). O médico tem um dashboard de todas as suas pacientes, de forma organizada e estruturada. O app também serve de lembrete para as gestantes organizarem sua agenda de exames, consultas e vacinas. "No Einstein acreditamos que organizar as informaçõ es do pré-natal, lembrar a mulher de exames importantes e estruturar as informações de todas as gestantes atendidas pelo médico pode agregar segurança na assistência pré-natal e otimizar os nascimentos com melhores condições para mães e bebês", completa Cordioli.

Integração

Outra novidade é a integração do Canguru Gravidez com o IBM Watson, um sistema de inteligência artificial capaz de responder a perguntas. O robô será alimentado pelas mais de 15 mil respostas que a Equipe Canguru já ofereceu gratuitamente no app. Isso vai otimizar o trabalho das enfermeiras, que poderão se concentrar em tirar dúvidas de maior risco. "Nosso intuito com o Watson não é desenvolver um robô que tente substituir profissionais da saúde, e sim criar uma espécie de exoesqueleto que dê superpoderes a eles", comenta Landsberg.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula