Black Friday bate recordes históricos no Brasil

Descontos foram ainda maiores do que os de 2017 (média de 26,7%)

© Nacho Doce/Reuters

Economia consumo 27/11/18 POR Notícias Ao Minuto

A Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira (23) - um dia após Ação de Graças nos Estados Unidos -, vem se tornando uma data fundamental para o varejo nacional, principalmente em sua versão online, que conta com mais de 700 mil lojas virtuais em todo o país.

PUB

Desde 2015, quando a pesquisa de consumo passou a ser realizada na data pela Big Data Corp., a pedido da PayPal, os recordes vêm se sucedendo. E o atual cenário econômico ajudou. Muita gente aproveitou os preços até 63% mais baixos para antecipar as compras de Natal.

Segundo o levantamento, a esmagadora maioria (mais de 96%) dos e-commerces brasileiros aderiu (no intervalo de quatro semanas pré-Black Friday) à febre de promoções online da data comercial mais expressiva da internet. Entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, a adesão foi de praticamente 100% na Black Friday (com margem de erro de 1%). Entre os pequenos, com menos de 10 mil acessos mensais, ela bateu os 90%.

+ Se sentiu lesado na Black Friday? Veja o que fazer

As ofertas estiveram bem abaixo dos preços normais e representaram oportunidades de descontos praticados pelos e-commerces – e uma possibilidade real para que os consumidores pudessem antecipar algumas compras de Natal. No último momento, as promoções foram maiores do que em 2017. Duas semanas antes da Black Friday, os descontos deste ano bateram em 3,9% (contra 12% no ano passado); uma semana antes da data, os descontos avançaram para 9,6% este ano (contra 12,3% em 2017); mas, na Black Friday propriamente dita, os descontos dispararam e atingiram o pico médio de 26,7% este ano (contra 13,7% no ano passado).

No top 5 das categorias em que a pesquisa Big Data Corp. encontrou os maiores descontos, a medalha de ouro vai para DVDs e outros vídeos (63,7%), seguidos por e-books (36,5%), papelaria (32,8%), instrumentos musicais (31,7%) e celulares/smartphones (31,2%, contra 20,3% em 2017).

Este ano, 66,9% das lojas online começaram a “falar” sobre a Black Friday mais de um mês antes da data – em 2017, esse índice foi de 64%. Como um todo, o índice de adesão subiu ligeiramente em relação a 2017. Este ano, três semanas antes da data, 80,3% dos e-commerces já haviam aderido à Black Friday (em 2017, o índice foi de 77,5%); e até duas semanas antes da data, 85,2% (em 2017, eram 83%; e, em 2016, 46,8%). Já no dia da Black Friday, perto de 100% dos e-commerces pesquisados haviam aderido à data este ano – mesmo índice de 2017. Em 2016, foram 92,6% os e-commerces que aderiram à Black Friday; em 2015, 89,4%.

Metodologia

O processo de captura de dados da internet usado pela BigData Corp. prevê o processamento de mais de 10 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais 850 milhões de sites, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 22 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 18 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 20 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 17 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 21 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Bolsonaro 06/05/24

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

politica Emergência Médica Há 17 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

fama Harry e Meghan 06/05/24

Parabéns, Archie! Filho de Harry e Meghan comemora cinco anos

fama LUÍSA-SONZA Há 19 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 20 Horas

Datena diz que 'está bem' após nova cirurgia para estancar sangramento