Confira algumas estrelas que foram flagradas fazendo playback

Saiba porque muitos cantores e bandas optaram por fazer sincronia labial em apresentações

Essas estrelas foram flagradas fazendo playback!

Muitos artistas já foram criticados ao serem flagrados fazendo sincronia labial. Rita Ora foi a última estrela a fazer uso do playback e o episódio constrangedor acabou ganhando repercussão. No entanto, apesar dessa técnica ser mal vista pelo público e a mídia, há várias razões que levam cantores e bandas a optarem por esse recurso.

Claro, há os casos em que o alcance da voz ao vivo não ser tão potente (e até da perda temporária da voz por motivos de doença), mas as estrelas também recorrem por 'cantar' em faixas pré-gravadas para conciliar as coreografias. Problemas técnicos e até pedidos de produtores pesam ainda nessa embaraçosa decisão. 

Do pop ao rock, relembre os famosos que foram flagrados fazendo playback!

© Getty Images

Rita Ora

No Macy's Thanksgiving Day Parade, em Nova York, todo mundo reparou que Rita Ora estava fazendo playback. Contudo...

© Getty Images

John Legend

... John Legend veio em sua defesa. No Twitter, o cantor disse que os artistas não têm como fugir de fazer a sincronia labial no desfile 'porque os carros alegóricos não têm a capacidade de lidar com os requisitos de som para uma performance ao vivo'.

© Getty Images

Michael Jackson

No 25º aniversário da gravadora Motown, o  Rei do Pop fez o famoso passo do moonwalk antes de 'cantar' 'Billie Jean' com ajuda de faixa pré-gravada.

© Getty Images

Beyoncé

Depois de incidente na posse presidencial de Barack Obama, em 2013, a cantora admitiu ter feito playback porque não teve a chance de fazer um teste de som ou ensaiar com a orquestra. A diva pop tomou essa decisão porque não queria arriscar errar em um dia tão importante.

© Getty Images

Britney Spears

Há inúmeras ocasiões em que a Princesa do Pop foi vista afastando sem querer o microfone do rosto na hora que sua voz continuava ecoando! E quando Britney notava a gafe, ficava constrangida ou simplesmente parava de mexer os lábios. À essa altura, todos os fãs dela aceitaram que provavelmente ouviriam faixas pré-gravadas em seus shows.

© Getty Images

Whitney Houston

A estrela teve a ajuda de uma versão pré-gravada do hino nacional americano no Super Bowl XXV. Ironicamente, o registro se tornou tão popular que atingiu o top 10 da Billboard Hot 100 como single.

© Getty Images

Milli Vanilli

A descoberta que a dupla havia se utilizado o tempo todo do playback acabou com a carreira deles. O Milli Vanilli inclusive precisou devolver um prêmio Grammy após esse escândalo.

© BrunoPress

Mariah Carey

O ano de 2017 não começou bem para Mariah. A diva era atração principal da passagem de ano na Times Square, em Nova York, mas uma série de problemas técnicos expuseram o playback da performance.

© Getty Images

Ashlee Simpson

A cantora protagonizou uma horrenda apresentação no 'Saturday Night Live', em 2004. Começou quando a faixa tocada não era a que ela tinha escolhido. Ficou pior quando ela decidiu dançar furiosamente, depois fugiu do palco culpando sua banda.

© Getty Images

New Kids On The Block

De 1990 a 1993, a boy band enfrentava críticas, especialmente quando um ex-produtor acusou os cantores de fazerem playback. Após a abertura de processo, o New Kids On The Block acabou por se apresentar no 'The Arsenio Hall Show', tendo mais tarde admitido que cantaram com o apoio de faixas previamente gravadas.

© Getty Images

Katy Perry

Um dos piores momentos de sincronia labial foi a performance do hit 'Roar' no 15º NRJ Music Awards. Os vocais da música começaram sem Katy Perry estar cantando. A situação ficou tão emboraçosa que o apresentador pediu para ela parar e reiniciar a apresentação.

© Getty Images

Red Hot Chili Peppers

Quando a banda tocou no show do intervalo do Super Bowl XLVIII, o público notou rapidamente que as guitarras não estavam ligadas. O Red Hot justificou o episódio dizendo que os vocais estavam ao vivo, mas os produtores do evento não deixaram os músicos ligarem os instrumentos. Muito estranho, né?

© Getty Images

Victoria Beckham

Os rumores de que Posh Spice não tinha voz para cantar se amplificaram em 2016, quando Victoria Beckham admitiu que em muitos de seus shows os produtores desligavam o seu microfone e deixavam as outras garotas cantarem. Ela tinha que fazer sincronia labial ao vivo.

© Getty Images

The Smiths

O programa 'Top of the Pops', da BBC, era conhecido por optar por performances pré-gravadas. Durante apresentação do The Smiths, Morrissey nem disfarçou e 'cantou' 'This Charming Man' com uma samambaia em vez de um microfone.

© Getty Images

Nirvana

Outro episódio de rebeldia no 'Top of the Pops' foi visto em 1991. O Nirvana nem sequer fingiu tocar seus instrumentos no programa, e Kurt Cobain fez sincronia labial em um estilo de voz aparentemente inspirado em Morrissey. Uma homenagem?

© BrunoPress

Muse

A banda de rock foi informada que eles precisariam fazer playback em um programa de TV italiano em 2009. Então, o trio decidiu se divertir com a situação: o vocalista Matthew Bellamy foi para a bateria e o baterista Dominic Howard assumiu os vocais. Foi hilário, mas os produtores não gostaram nada disso.

© Getty Images

Public Image Ltd.

Em 1980, a segunda banda de Johnny Rotten foi ao programa 'American Bandstand', abandonando qualquer pretensão de tocar ao vivo para se misturar com o público e criar o verdadeiro caos no lugar. Algo bem no estilo Johnny Rotten de ser... Lembra do Sex Pistols? Pois...

© Getty Images

Jennifer Hudson

Como outros artistas, Hudson não teve escolha a não ser sincronizar sua apresentação do hino dos EUA 'The Star-Spangled Banner' no Super Bowl de 2009.

© Getty Images

Vanessa Williams

A cantora se apresentou no Super Bowl de 1996. Anos mais tarde, após o vexame do playback de Beyoncé, Williams admitiu que seu próprio desempenho cantando o hino nacional americano foi pré-gravado a pedido dos produtores.

© Getty Images

Cher e Georgia Holt

Em 2013, Cher foi ao programa 'The Ellen DeGeneres Show' com sua mãe para promover o novo álbum de sua mãe, e ficou claro que as duas estavam fazendo  sincronia labial. A diva justificou que a mãe dela estava lutando contra a pneumonia e estava exausta, e que o programa ainda tinha a sorte de contar com a presença delas.

© Getty Images

Jennifer Lopez

Depois que Queen Bey confessou o playback, J.Lo expressou sua solidariedade, enfatizando que todo artista tem que fazer isso em algum momento da carreira.

© Getty Images

Nicki Minaj

A rapper já enfrentou algumas acusações de sincronia labial. No BET Awards de 2010, Minaj culpou o técnico de som. Mas o playback voltou a acontecer no 'American Idol' e no show do intervalo do Super Bowl XVIII.

© Getty Images

Justin Bieber

O astro pop investe muito esforço nas coreografias, mas já foi várias vezes acusado de afastar o microfone da face antes do fim dos versos dos seus hits.

© Getty Images

Eminem

Quase uma década após o incidente de Ashlee Simpson, Eminem foi acusado de fazer playback no 'Saturday Night Live'. Durante a performance dos hits 'Berzerk' e 'Rap God', podia-se ouvir a voz do cantor apesar dos seus lábios estarem imóveis.

© Getty Images

The Beatles

O lendário grupo britânico tocou no programa 'Thank Your Lucky Stars', em 1963, sem as guitarras nem microfones ligados. A atração acabou sendo cancelada alguns anos depois... Será por ter obrigado os artistas a fazerem playback e o espectador notar isso?

© Getty Images

Jay-Z

Cantar 'Picasso Baby' por horas dentro do Pace Gallery, de Nova York, exige algumas sincronias labiais. A apresentação marcante de Jay-Z acabou se transformando no clipe 'Picasso Baby: A Performance Art Film'.

© Getty Images

50 Cent

O rapper foi flagrado fazendo playback no palco do BET Awards em 2007. No meio do hit 'Amusement Park', a parte instrumental começou a tocar. 50 Cent tentou sair do palco para ficar à espera que a música voltasse, mas o público já tinha percebido o que se passava.

© Getty Images

Janet Jackson

O Pittsburgh Post-Gazette definiu o playback de Jackson como um dos mais 'notórios do pop'. O artigo de 2001 também revelou que a cantora fazia uso de alguns vocais gravados. Mas ela utiliza desse recurso em um show tão incrível que os fãs nunca ligaram para isso.

© Getty Images

Rascal Flatts

Quando a banda tocou no Country Music Awards, em 2014, os fãs notaram que a performance parecia um pouco demais com o álbum. O grupo Rascal Flatts depois admitiu nas redes sociais que o vocalista Gary Levox havia perdido a voz.

© Getty Images

Cultura Show 28/11/18 POR Notícias Ao Minuto


Muitos artistas já foram criticados ao serem flagrados fazendo sincronia labial. Rita Ora foi a última estrela a fazer uso do playback e o episódio constrangedor acabou ganhando repercussão. No entanto, apesar dessa técnica ser mal vista pelo público e a mídia, há várias razões que levam cantores e bandas a optarem por esse recurso.

PUB

Claro, há os casos em que o alcance da voz ao vivo não ser tão potente (e até da perda temporária da voz por motivos de doença), mas as estrelas também recorrem por 'cantar' em faixas pré-gravadas para conciliar com as coreografias. Problemas técnicos e até pedidos de produtores pesam ainda nessa embaraçosa decisão.

Do pop ao rock, relembre os famosos que foram flagrados fazendo playback!

Leia também: 'O livro no Brasil vive seus dias mais difíceis', diz Luiz Schwarcz

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada