PT estuda reforma interna e teme comunicação do governo Bolsonaro

A avaliação é que o PT perdeu apoio popular, especialmente no Sul e Sudeste

© REUTERS / Rodolfo Buhrer (Foto de arquivo)

Política REUNIÃO 29/11/18 POR Folhapress

Reunido pela primeira vez após a derrota na eleição presidencial, o comando do PT vai discutir esta semana possíveis mudanças na estrutura interna e na comunicação do partido, além do posicionamento da sigla diante do governo Jair Bolsonaro (PSL).

PUB

Dirigentes elaboraram propostas que serão debatidas no encontro do Diretório Nacional do PT, nesta sexta (30) e sábado (1º) em Brasília, que vão desde o ensaio de uma auto-crítica até a construção de uma estratégia digital para tentar melhorar a imagem da legenda.

Petistas ouvidos pela reportagem relataram estar preocupados com a institucionalização da ofensiva de Bolsonaro nas redes sociais, mas são pouco assertivos quanto a possíveis alterações na condução das práticas partidárias. 

Durante a campanha, Bolsonaro teve sucesso ao estabelecer um canal de comunicação direto com seus apoiadores, que deve ser potencializado com a estrutura do Palácio do Planalto –somada ao fortalecimento da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Segundo documento preliminar que ainda precisa ser aprovado pelo comando petista, o partido foi vítima de uma "campanha de terrorismo cultural, que vai requerer um trabalho longo e paciente de enfrentamento".

Parlamentares da sigla defendem ainda que haja um estudo mais aprofundado para entender o antipetismo e seus vários componentes e, assim, poder enfrentá-los nos próximos anos.

Além do balanço da eleição e do desenho das novas táticas do partido, a CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária petista, pretende propor uma reforma estrutural interna para ampliar a participação popular nas decisões da sigla, abrindo o debate, inclusive, para os não filiados.

A viabilidade da medida ainda é colocada em xeque, assim como a possibilidade de o PT fazer uma autocrítica robusta, que extrapole a política econômica de Dilma Rousseff no início de 2015.

Os dirigentes mais críticos avaliam que não é suficiente se ater ao segundo mandato de Dilma -que culminou no impeachment- como a causa de todos os problemas do partido e que é preciso flexibilizar o pensamento hegemonista da sigla.

No texto que vai a debate e voto no encontro do fim de semana são listados 74 itens que apontam motivos e consequências da derrota de Fernando Haddad (PT) para Bolsonaro em outubro.

A avaliação é que o PT perdeu apoio popular, especialmente no Sul e Sudeste, pela condução da economia durante o segundo governo Dilma -com medidas de ajuste fiscal e afastamento dos movimentos sociais- e pela dificuldade em lidar com o arrebatamento de "corações e mentes" pela direita.

Nesse aspecto, eles dizem, o partido falhou ao enfrentar o tema da corrupção e não realizar reformas estruturais enquanto esteve no poder.

O reconhecimento de erros novos, como os cometidos pela campanha de Haddad, por exemplo, ainda não são consensuais e podem ficar de fora do texto final.

Entre o primeiro e o segundo turno, integrantes da campanha do PT admitiram ter errado ao menosprezar Bolsonaro de início e reclamaram dos chamados acenos ao centro que Haddad fez ao mercado e aos políticos. 

No documento, são lembrados como exemplos a redução da presença do ex-presidente Lula na campanha e eliminação do programa de governo de bandeiras como o duplo mandato do Banco Central -ao qual Haddad sempre foi contrário-, além dos elogios à Lava Jato feitos pelo ex-prefeito de São Paulo às vésperas do segundo turno.

No encontro desta semana também devem ser discutidas a intensificação da campanha pela liberdade de Lula e o papel de Haddad como líder da oposição.

Partidos de centro-esquerda, como PDT, PSB e PCdoB, têm conversado para a formação de uma frente de contraposição a Bolsonaro excluindo o PT. Dirigentes petistas acreditam que a política deve ser de unidade daqui para frente, mas ainda há quem defenda a visão hegemonista que o PT teve até aqui.

Haddad não vai ao encontro do Diretório Nacional. Ele estará em viagem aos Estados Unidos e deve se encontrar com o senador Bernie Sanders e o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, ambos do Partido Democrata.

O ex-prefeito de São Paulo não quer assumir nenhum cargo no comando do PT, mas quer liderar um movimento suprapartidário de oposição a Bolsonaro, que atue na defesa dos direitos sociais e civis. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid