G20 terá Brasil coadjuvante e 'guerra' entre EUA e China

Líderes se reúnem entre sexta-feira e sábado em Buenos Aires

© REUTERS/Marcos Brindicci

Mundo cúpula 29/11/18 POR ANSA

Sustentabilidade

PUB

A pauta da sustentabilidade será outro ponto chave em discussão. O Brasil anunciou nesta quarta-feira (28) a retirada da candidatura para receber a COP-25, conferência climática das Nações Unidas para negociar a implementação do Acordo de Paris. O governo alegou "restrições fiscais" para justificar a desistência, mas Bolsonaro afirmou que pediu o cancelamento da candidatura por acreditar que os termos do acordo diminuiriam a soberania nacional e atrapalhariam o crescimento do país.

"Já há um efeito negativo fora do Brasil sobre a pauta da sustentabilidade, os países do G20 estarão olhando com muita cautela. Isso manda um sinal que você terá inimigos da mudança do clima em Brasília", diz Matias Spektor. O professor lembra que a oposição à pauta climática é alvo de resistência dentro de um dos setores que forma a base política do presidente eleito, que é o agronegócio, já que os produtores rurais sofrem resistência no mercado internacional caso não respeitem as bases dos acordos internacionais.

Turbulências

Antes de assumir o poder, Bolsonaro já causou turbulência em outras frentes, como nas relações com países árabes, que, juntos, são o segundo maior comprador de carne brasileiro e geram um superávit comercial de US$ 7 bilhões ao país. Ele anunciou a intenção e transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, assim como já fizeram Estados Unidos e Guatemala. Após a declaração, o Egito cancelou uma visita oficial do atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, alegando problemas de agenda. Nesta terça-feira (27), o filho de Bolsonaro, em visita aos Estados Unidos, reafirmou a mudança da representação diplomática, mas a decisão ainda não foi confirmada pelo presidente eleito.

A China, maior parceiro comercial do Brasil, também demonstrou preocupação com as posições do presidente eleito. Em editorial no jornal estatal "China Daily", em 1º de novembro, o governo afirma que as críticas de Bolsonaro [feitas durante a campanha eleitoral], associadas a uma política econômica protecionista [que não vem sendo sinalizada por Bolsonaro], podem custar caro à economia brasileira, que acaba de sair da pior recessão de sua história". O texto compara o presidente brasileiro eleito ao mandatário norte-americano, chamando Bolsonaro de "Trump Tropical".

+ Absolut transforma cartazes racistas e anti-LGBT em 'garrafa do amor'

Segurança

Após a confusão que causou o adiamento da final da Copa Libertadores da América entre River Plate e Boca Juniors, no último fim de semana, cresceu a preocupação com a segurança dos líderes internacionais que estarão em Buenos Aires por dois dias.

O G20 deve trazer mais de 10 mil pessoas para a cidade, entre delegações de governos, funcionários, empresários, representantes de entidades internacionais, governamentais e jornalistas. Haverá três anéis de segurança em volta do Costa Salguero, prédio que receberá as reuniões. Após as 15h desta quinta-feira (29), somente carros oficiais poderão ultrapassar os bloqueios. Pelo menos 33 protestos e eventos culturais estão planejados para os dias da cúpula. A preocupação fez com que o governo decretasse feriado em Buenos Aires nesta sexta-feira (30) e paralisasse o funcionamento do transporte público na cidade, afetando 12 milhões de argentinos. 

O Aeroparque Jorge Newbery, aeroporto mais próximo ao centro de Buenos Aires, será fechado para voos comerciais, que serão concentrados no Aeroporto Internacional de Ezeiza. O governo federal mobilizará mais de 13 mil membros de suas forças de segurança como Exército, Polícia Federal e Polícia Aeroportuária. A prefeitura e a província de Buenos Aires destacarão nove mil policiais na operação. As forças argentinas trabalharão em conjunto com equipes de segurança norte-americanas, que fornecerão aviões, radares e embarcações militares. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 48 mins

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 9 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 8 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 9 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama PAULO-GUSTAVO Há 5 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

tech Espaço Há 20 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Brasil Há 21 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Rio de Janeiro Há 9 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

politica STF Há 5 Horas

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark