Macron vê Bolsonaro como obstáculo a acordo entre UE e Mercosul

O mandatário francês adiantou que o futuro da negociação do acordo entre Mercosul e União Europeia depende da posição do novo governo brasileiro

© Reuters

Mundo G20 30/11/18 POR Folhapress

A primeira reunião bilateral do presidente argentino, Mauricio Macri, antes da cúpula do G20 em Buenos Aires foi com o presidente francês, Emmanuel Macron, na Casa Rosada (sede do governo). O mandatário francês adiantou que o futuro da negociação do acordo entre Mercosul e União Europeia depende da posição do novo governo brasileiro, de Jair Bolsonaro, que assume no próximo dia 1º de janeiro.

PUB

"Houve uma mudança política importante no Brasil recentemente. Portanto, o Mercosul tem que se posicionar com relação ao impacto dessa mudança", disse a jornalistas após o encontro com Macri.

E acrescentou: "Não sou a favor de que se assinem acordos comerciais com potências que não respeitem o Acordo de Paris. Tenho pedido a minhas empresas que se adaptem e não assinarei tratados com países que não o façam ou não o respeitem."

+ Chile autoriza registro de mudança de sexo para maiores de 14 anos

A cúpula do G20, que reúne os líderes das principais economias do mundo, acontece nesta sexta (30) e sábado (1º).

A declaração complica ainda mais o já demorado acordo, que anda lento justamente porque a França tem sido o país europeu que mais colocou obstáculos com relação ao acordo com o bloco sul-americano, devido à pressão de seus produtores agropecuários.

Macron, por outro lado, tem sido o mais relaxado entre os líderes que já chegaram ao país (também já estão em Buenos Aires o príncipe saudita Mohammed bin Salman e o mexicano Enrique Peña Nieto).

O francês, depois de ter jantado na noite anterior numa "parrilla" (churrascaria), visitou nesta quinta-feira a famosa livraria El Ateneo, na avenida Santa Fe, encontrou-se com a viúva do escritor Jorge Luis Borges (1899-1986), Maria Kodama, e caminhou pelas ruas agitadas da Recoleta, driblando a reforçada segurança para tirar selfies com os que se aproximavam.

Seu bom humor conseguiu nublar a lembrança de sua chegada, na noite de quarta-feira (29), em que uma falha de protocolo fez com que desembarcasse longe da vice-presidente argentina, Gabriela Michetti, que é cadeirante. Com isso, ambos demoraram um pouco a se encontrar na pista do aeroporto. Sempre sorridente, Macron a esperou para cumprimentá-la, mas Michetti reclamou com a equipe de organização do G20 pela gafe de que acabou sendo vítima.

Por sua vez, Macri agradeceu a Macron por ter apoiado o acordo da Argentina com o FMI (Fundo Monetário Internacional), que está emprestando ao país US$ 57 bilhões. Macron acrescentou que a França também aportará EUR 319 milhões para ajudar a Argentina em sua política de ajustes e com a meta de atingir o déficit fiscal zero em 2019. Macron ainda disse que apoiaria a candidatura da Argentina para que entre na OCDE (entidade que reúne países desenvolvidos).

Os dois mandatários e suas esposas, Brigitte Macron e Juliana Awada, almoçaram juntos numa ilha do rio Tigre, próxima a Buenos Aires.

Antes de embarcar, nos EUA, o presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu cancelar a bilateral prevista com o líder russo, Vladimir Putin, devido à crise entre Moscou e a Ucrânia desde o sequestro de navios ucranianos e a prisão de oficiais deste país. "Espero que um encontro possa ser realizado logo após de passado esse episódio", disse o norte-americano, que deve chegar a Buenos Aires na madrugada de sexta-feira (30). O hotel onde ficará instalado, o Four Seasons, na Recoleta, já estava todo cercado e mesmo moradores tinham de se identificar para poder transitar pela rua.

Não muito longe dali, no hotel Alvear, devem hospedar-se o brasileiro Michel Temer, que chegaria por volta das 20h (21h) em Brasília, e o próprio Putin.

Nesta sexta-feira (30), fará apenas duas reuniões bilaterais, com Singapura e com Austrália.

Na praça diante do Congresso houve manifestação contra o G20, que contou com um Donald Trump inflável. A chuva que castigou a capital argentina, porém, atrapalhou um pouco que uma grande massa se juntasse. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula