Protestos deste sábado na França têm menos gente e mais violência

Só em Paris, 95 pessoas se machucaram, segundo balanço divulgado no começo da noite, e 255 foram detidas

© Charles Platiau / Reuters

Mundo "coletes amarelos" 01/12/18 POR Folhapress

A terceira jornada de protestos dos "coletes amarelos" na França, neste sábado (1º), levou menos gente às ruas, mas teve contornos mais violentos do que a anterior, no último dia 24.

PUB

O pico de participação foi registrado às 15h locais (12h no Brasil), segundo o Ministério do Interior: 75 mil pessoas espalhadas pelo país. Os atos de uma semana antes chegaram a reunir 106 mil pessoas. Houve agora, porém, mais feridos e detidos.

Só em Paris, 95 pessoas se machucaram, segundo balanço divulgado no começo da noite, e 255 foram detidas. Na manifestação do dia 24, os números haviam sido, respectivamente, de 24 e 103 pessoas.

Desde as 8h, havia grupos de coletes amarelos aglutinados no alto da avenida Champs-Elysées, especificamente em torno do Arco do Triunfo, ainda que o protesto só estivesse marcado para as 14h.

+ G20 apoia reforma na OMC e diz que Acordo de Paris é irreversível

Policiais dispersavam as aglomerações com bombas de gás lacrimogêneo, mas as pessoas voltavam a se agrupar nas várias avenidas que se irradiam a partir daquele que é um dos monumentos mais visitados da capital francesa –e que foi pichado no sábado com a inscrição "os coletes amarelos irão triunfar".

Nesse eixo localizado em uma das áreas mais nobres da cidade, dezenas de carros foram incendiados (incluindo viaturas policiais), agências bancárias, destruídas, e lojas de luxo, saqueadas. A grande maioria dos participantes, no entanto, se manifestava pacificamente.

Por causa da degeneração da situação e da pulverização dos atos de vandalismo, várias estações de metrô foram fechadas, assim como grandes lojas de departamentos da cidade, como as célebres galerias Printemps e Lafayette.

Na outra ponta da Champs-Elysées, um grupo conseguiu derrubar uma parte da grade que cerca o Jardim das Tulherias, incidente que deixou dois feridos –um deles em estado grave. Em outro local, um homem assumiu a direção de um caminhão-grua e chegou a conduzi-lo na direção das forças de segurança, antes de ser detido.

No resto do país, houve também registro de enfrentamento entre manifestantes e policiais em cidades como Toulouse, Bordeaux, Estrasburgo e Dijon. Em Nantes (oeste), a pista do aeroporto foi invadida por coletes amarelos em dois momentos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, que participa em Buenos Aires da reunião do G20, condenou a violência de alguns segmentos de manifestantes.

"Os responsáveis por esses atos querem o caos, traem as causas às quais pretendem servir. Serão identificados e responderão por seus atos. Respeitarei sempre as contestações, as oposições, mas nunca aceitarei a violência", afirmou.

Ele deve se reunir com o primeiro-ministro, Édouard Philippe, e com parte de seu gabinete assim que voltar para Paris, neste domingo (2).

O ministro do Interior, Christophe Castaner, atribuiu os atos de vandalismo a indivíduos "camuflados em coletes amarelos". "São pessoas que vieram para quebrar, pilhar, ferir, até matar."

Marine Le Pen, do partido de ultradireita Reunião Nacional (antiga Frente Nacional), chamou o movimento de "insurreição" em uma rede social e disse que Macron tem de receber líderes da oposição para discutir a situação ao regressar da Argentina.

Na origem, os "coletes amarelos" se queixavam da alta de uma taxa sobre o preço dos combustíveis, que entra em vigor em 1º de janeiro.

O governo anunciou nesta semana que a alíquota será flutuante (em função da cotação do barril de petróleo), mas insistiu que não irá recuar da medida.

Mas a agenda do movimento rapidamente se expandiu e hoje abarca reivindicações como o aumento do salário mínimo, a diminuição da taxação das aposentadorias e a melhoria dos serviços públicos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 21 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 21 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 13 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 21 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 21 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 14 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo