Fluminense volta a marcar, se salva e vai à Sul-Americana

O resultado levou o Fluminense aos 45 pontos, subindo para o 12º lugar, na zona de classificação para a Sul-Americana

©  LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Esporte brasileirão 02/12/18 POR Estadao Conteudo

O Fluminense quebrou o jejum de gols, evitou o rebaixamento e de quebra faturou uma vaga na Copa Sul-Americana de 2019 ao derrotar o América-MG por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Richard foi o autor do gol de cabeça que acabou com um longo jejum após oito jogos sem marcar do time carioca.

PUB

O resultado levou o Fluminense aos 45 pontos, subindo para o 12º lugar, na zona de classificação para a Sul-Americana. O América-MG, por outro lado, acabou rebaixado, com 40 pontos, em 18º lugar.

Fim do Brasileirão: veja a classificação final dos times na competição

O Fluminense entrou na rodada ameaçado pelo rebaixamento e chegou a ver sua situação quase se complicar quando Luan teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti no primeiro tempo. Júlio César conseguiu defender. O goleiro ainda saiu como um dos heróis do jogo ao defender outra finalização cara a cara quando o placar estava zerado.

Depois da eliminação na Sul-Americana para o Atlético-PR, no meio de semana, e da invasão de torcedores ao CT do clube antes do último treino, o Fluminense viu seu bastidor fervilhar novamente antes da partida deste domingo. Sornoza e Everaldo ficaram fora do time titular. Eles teriam pedido para não jogar por estarem sem condições psicológicas. O interino Fábio Moreno, contudo, justificou as saídas como uma opção de "montagem um pouco mais cascuda" para a equipe.

Com a nova formação, o Fluminense tentou usar a velocidade de Marcos Junior e Luciano para surpreender o América-MG. Mesmo com mais posse de bola, o time carioca não teve forças para transformar a superioridade em chances reais de gol. Kayke e Luciano assustaram, mas quando o jogo marcou 18 minutos, o Fluminense aumentou o indigesto jejum sem marcar gols para 13 horas (se somados os minutos dos jogos que disputou anteriormente).

Aos poucos, o América-MG saiu de trás e criou boa chance com Mateusinho. Ele apareceu na área para finalizar cruzamento da direita, mas mandou por cima. Aproveitando o bom momento, o time mineiro adiantou a marcação e teve a principal chance do primeiro tempo. Aderlan apareceu nas costas da marcação pela esquerda, cortou Marlon dentro da área, mas foi parado com falta. Pênalti. Luan foi para a cobrança, mas parou em Júlio César. No rebote, Rafael Moura teve a oportunidade, mas mandou para fora. Como o gol estava custando a sair, a defesa da penalidade serviu como um alívio e incendiou as arquibancadas do Maracanã.

A atmosfera parecia favorável, mas o time tricolor seguia com erros de posicionamento na defesa e permitindo que o América-MG chegasse. Após grande passe de Rafael Moura, Luan saiu de cara para o gol. O atacante finalizou em cima de Júlio César, mas a bola seguiu na direção do gol. Em cima da linha, Gum evitou o pior.

O contorno dramático se tornou alívio para o Fluminense aos 40 minutos. Após escanteio, em bola levantada na área, Richard subiu no meio da defesa americana e fez o desvio de cabeça para o fundo das redes, quebrando o longo jejum de gols e dando um respiro aos tricolores.

O começo do segundo tempo foi totalmente do América-MG. Logo aos seis minutos, Júlio César fez um pequeno milagre. Após chute cruzado de Aderlan, a bola desviou em dois jogadores do Fluminense, mas o goleiro tricolor, mesmo caído, mandou para escanteio. Logo em seguida, Luan finalizou mascado e a bola sobrou para Matheusinho. O camisa 10 encheu o pé e errou o alvo por pouco.

Encurralado, o Fluminense assustou o América-MG apenas aos 15 minutos. Em nova jogada de bola parada, Luciano acertou o travessão de João Ricardo em cabeçada. Com o passar do tempo, o time mineiro aumentou o nervosismo e viu o cansaço tomar conta. Essa equação teve como resultado a queda de produção.

Mesmo assim, Matheus Ferraz e Rafael Moura finalizaram com perigo ao gol do Fluminense. Contra o relógio, os visitantes não tiveram mais pernas para chegar e, mesmo com oito minutos de acréscimos, voltaram melancolicamente para a Série B.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 X 0 AMÉRICA-MG

FLUMINENSE - Júlio César; Igor Julião, Gum (Paulo Ricardo), Digão e Marlon; Airton (Dodi), Richard e Jadson; Marcos Junior, Luciano e Kayke (Everaldo). Técnico: Fábio Moreno (interino).

AMÉRICA-MG - João Ricardo; Aderlan, Paulão, Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo (Lincoln), Juninho e Matheusinho (França); Marquinhos (Ademir), Rafael Moura e Luan. Técnico: Givanildo Oliveira.

CARTÕES AMARELOS - Gum, Igor Julião, Marcos Junior, Digão e Everaldo (Fluminense); Carlinhos (América-MG).

ÁRBITRO - Rafael Traci (PR).

RENDA - R$ 139.932,50.

PÚBLICO - 34.870 pagantes (35.647 total).

LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 9 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 18 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 18 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 11 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'