Dia Nacional do Samba celebra ritmo que expressa a cultura brasileira

Inicialmente restrita a Salvador, com o passar dos anos, a data passou a ser comemorada em todo o Brasil

© Reuters

Cultura música 02/12/18 POR Notícias Ao Minuto

Comemorado em todo o País, o Dia do Samba, celebrado neste domingo (2), é homenageado por estudiosos e artistas. A data foi criada pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa e sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna, no ano de 1963. A ideia foi homenagear a primeira visita a Salvador do compositor mineiro Ary Barroso, em 1940.

PUB

Ary era querido da população local por conta da canção Na Baixa do Sapateiro, que cita o famoso bairro da capital baiana. Gravada em 1938 por Carmen Miranda, a música alcançou sucesso internacional. Inicialmente restrita a Salvador, com o passar dos anos, a data passou a ser comemorada em todo o Brasil.

Aos 76, Gilberto Gil mostra energia e voz forte durante show em SP

Celebrações

O Museu do Samba, no Rio de Janeiro, celebra a data com programação especial até 9 de dezembro. Neste domingo (2), a instituição terá um estande na FLISAMBA 2018 - Festa Literária do Samba e Resistência Cultural, no Clube Renascença, evento que reúne samba, literatura, gastronomia e cinema.  O Museu de Arte do Rio está com a exposição O Rio do Samba: resistência e reinvenção em cartaz.

Já em Salvador, várias são as comemorações, que vão desde a Caminhada do Samba, com blocos e trios elétricos, a shows em diversos pontos da cidade, como o Centro Histórico e Rio Vermelho.

Ancestralidade

Com raízes na ancestralidade e matrizes culturais africanas no Brasil, a origem do samba veio nos batuques, que eram também uma espécie de comunicação ritual e religiosa. Em meados do século XIX, os batuques começam a se misturar com outros ritmos famosos à época e, aos poucos, foram se delineando os aspectos do samba.

No início do século XX, o samba já estava presente em diversos estados como Bahia e Minas Gerais. O gênero musical também foi se firmando, dominante em subúrbios e morros do Rio de Janeiro. Em 27 de novembro de 1916, o sambista Donga – Joaquim Maria dos Santos (1890-1974) – registrou a música "Pelo telefone", conhecida como o primeiro samba registrado em gravadoras. A partir da década de 1930, o samba foi se tornando a música nacional, uma das principais expressões culturais do País. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 15 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 21 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi Há 23 Horas

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie