Uefa confirma introdução de 3ª competição de clubes a partir de 2021

Novo campeonato, chamado provisoriamente de UEL2, será de um status inferior ao da Liga Europa

© Francois Walschaerts / Reuters

Esporte Novidade 02/12/18 POR Estadao Conteudo

A Uefa confirmou neste domingo que vai introduzir no calendário do futebol europeu uma terceira competição de clubes a partir de 2021. O novo campeonato, chamado provisoriamente de UEL2, será de um status inferior ao da Liga Europa, o segundo mais importante torneio de times do Velho Continente, atrás apenas da Liga dos Campeões.

PUB

O planos para realização deste novo evento foram aprovados justamente neste domingo pelo comitê executivo da Uefa, sendo que a ideia é que as partidas do mesmo ocorram às quintas-feiras à noite (no horário europeu), assim como já acontece na Liga Europa.

A intenção da Uefa com esta nova competição é dar a mais países a oportunidade de disputar uma competição continental. Este torneio a ser lançado em 2021 contará com oito grupos, com quatro clubes em cada um, e somente o primeiro colocado de cada chave avançará diretamente ao estágio seguinte.

+ Palmeiras amplia marcas em festa com torcida e Bolsonaro

Porém, ao mesmo tempo em que a UEL2 vai "popularizar" o futebol europeu, a Liga Europa terá uma redução de 48 para 32 times participantes. E depois da fase de grupos desta nova competição haverá uma rodada eliminatória para os times que terminarem em segundo lugar em cada chave e também para os terceiros colocados dos grupos da Liga Europa. Assim, serão determinados os conjuntos que comporão as oitavas de final.

E um novo formato de mata-mata ocorrerá na fase anterior às oitavas de final da Liga Europa: os terceiros de cada grupo das Liga dos Campeões enfrentarão os vice-líderes da Liga Europa.

"A nova competição de clubes da Uefa fará os torneios mais inclusivos do que eram antes", ressaltou o presidente da entidade que controla o futebol europeu, Aleksander Ceferin, neste domingo, em Dublin, na Irlanda, onde foram sorteados os grupos das Eliminatórias da Eurocopa de 2020. "Haverá mais jogos para mais clubes, com mais federações representadas na fase de grupos", completou o dirigente.

A Uefa garantirá assim que ao menos 34 dos 55 países filiados à entidade, em vez dos 26 atuais, estejam representados na fase de grupos de suas competições.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 4 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia DESENROLA-BRASIL Há 6 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

justica Paraíba Há 4 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 21 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

esporte São Paulo FC Há 6 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja