Clima de Natal: as cidades que brilham em festivais de luzes vibrantes

Esses eventos encantam moradores e visitantes com verdadeiros espetáculos visuais

Lichtfestival, Bélgica

A cada três anos, a cidade de Ghent se transforma em um espetáculo magnífico, cobrindo edifícios históricos antigos em cores e imagens vibrantes. O festival de 2018 aconteceu em janeiro, e o próximo será em 2021.

© Shutterstock

Glow Festival, Holanda

A cidade de Eindhoven esteve irradiante em novembro. Os cidadãos foram presenteados por obras de arte e espetáculos de luz criados por jovens talentos em uma rota de cinco quilômetros de belezas reluzentes.

© Shutterstock

Amsterdam Light Festival, Holanda

Desde 2012, a capital holandesa conta com o Amsterdam Light Festival. A edição de 2018 teve início em 29 de novembro e segue até 20 de janeiro. A melhor parte é a possibilidade de avistar as luzes festivas nos canais a bordo de um passeio de barco. 

© Shutterstock

Berlin Festival of Lights, Alemanha

Desde 2005, Berlim é o lar de um dos festivais de luz mais famosos do mundo, que acontece todo mês de outubro e se utiliza de famosos monumentos da capital alemã como telas para obras de arte brilhantes e coloridas.

© Shutterstock

Fête des Lumières, França

Este festival em Lyon dura apenas quatro dias, iniciando em 6 de dezembro de 2018. O evento contará com 50 instalações luminosas de artistas internacionais ao longo de edifícios, ruas, praças e parques.

© Shutterstock

Signal Festival of Lights, República Tcheca

Com duração de quatro dias, o festival de luzes de Praga é um dos maiores eventos culturais do país, unindo arte, espaço urbano e tecnologia. Ocorre em outubro e tem exibições surreais.

© Shutterstock

Illuminating York, Reino Unido

Apesar do evento não ocorrer em 2018, o Illuminating York foi um dos primeiros eventos do gênero no Reino Unido e foi eleito pelo The Guardian entre os dez melhores festivais de luz da Europa.

© Shutterstock

Luminale, Alemanha

Frankfurt realiza este festival a cada dois anos em março como um programa de apoio para a Light + Building, que é ua renomada feira de design e tecnologia de arquitetura.

© Shutterstock

Spectra, Escócia

O deslumbrante festival de luzes de quatro dias de Aberdeen ilumina a cidade por todo o mês de fevereiro e envolve os espectadores em apresentações e peças de arte lúdicas e de alta qualidade.

(Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Lumina Festival da Luz, Portugal

A primeira exibição pública de iluminação de Portugal foi em Cascais, cidade litorânea que fica logo ao lado de Lisboa. É possível conferir as atrações reluzentes do evento durante o mês de setembro.

© Shutterstock

Circle of Light, Rússia

Este festival premiado em Moscou é um evento anual que acontece no final de setembro. Designers internacionais de iluminação e especialistas em arte e audiovisual reinventam a famosa cena arquitetônica da capital russa.

© Shutterstock

Light in Alingsås, Suécia

Todo mês de outubro, os designers de iluminação são convidados a irem para Alingsås para apresentarem suas habilidades e talento em um festival de cinco semanas que se tornou um dos maiores eventos públicos do norte da Europa. 

(Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Luci D’Artista, Itália

Todos os anos, de novembro a janeiro, a cidade de Salerno organiza seu festival de luzes único, com instalações temáticas ao longo das ruas e praças públicas. O tema 2018/2019 é a vida marinha. Então, você pode esperar um impressionante aquário mágico de luzes.

© Shutterstock

Lux Helsinki, Finlândia

Este festival, na capital finlandesa, é um evento de cinco dias organizado anualmente no início de janeiro, efetivamente iluminando a época mais escura do ano.

© Shutterstock

Lumiere London, Reino Unido

O maior festival de luzes do Reino Unido completou o seu segundo ano em janeiro de 2018. As instalações temáticas 'maiores, mais brilhantes e mais ousadas', que foram obras de mais de 40 artistas, garantiram o retorno do evento em 2019.

© Shutterstock

White Night, Eslováquia

A Bratislava abriga o maior e mais visitado festival de arte pública contemporânea do país, também chamado de Nuit Blanche. Só ocorre durante uma noite por ano, geralmente em outubro.

© Shutterstock

Bella Skyway Festival, Polônia

O festival de luzes de Toruń é baseado em três pilares fundamentais: ciência, arte e pessoas. O evento acontece todo mês de agosto, e as exibições costumam ser interativas.

© Shutterstock

Rendez-Vous Bundesplatz, Suíça

Todo outono, Berna se enfeita com luzes chamativas e brilhantes, e as pessoas viajam de todas as partes para se divertirem com a transformação do Parlamento. O festival de 2018 foi realizado de 19 de outubro a 24 de novembro, e o tema foi o famoso conto 'O Pequeno Príncipe', de Antoine de Saint-Exupéry.

© Shutterstock

Spotlight Bucharest International Light Festival, Romênia

O lema do festival de luzes de Bucareste é 'Juntos Nós Brilhamos' e a exibição de arte ao ar livre, que acontece todo mês de abril, é uma mostra disso. O evento deste ano contou com instalações como um piano gigante, um jardim de luzes, um castelo de cartas e uma amarelinha interativa.

© Shutterstock

Genius Loci Weimar Festival, Alemanha

Weimar tem sido um ponto de encontro de artistas, mas este festival destaca o talento e a criatividade das vanguardas digitais, entusiastas culturais e cientistas que irão competir entre si por alguns dias em agosto.

© Shutterstock

Zagreb Festival of Lights, Croácia

Pelo segundo ano consecutivo, Zagreb realizou seu festival do gênero em março, onde o centro histórico da cidade foi animado com um arranjo espetacular de esculturas de luz.

© Shutterstock

Festival Lausanne Lumières, Suíça

De novembro até o fim de dezembro, cerca de 15 artistas exibem esculturas de luzes inovadoras pela cidade em uma pausa emocionante da tradicional decoração festiva.

(Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

E-Luminate, Reino Unido

O festival de Cambridge banha o centro da cidade em cores brilhantes durante todo o mês de fevereiro, encantando o público com a possibilidade de interseção entre arte e ciência.

© Shutterstock

Light.Move.Festival., Polônia

Também conhecido como o Festival de Arte Cinética da Luz, este evento ocorre em Łódź e combina som, música, cor, identidade urbana e soluções de tecnologia sustentável de ponta para atrair visitantes em setembro e revigorar o espírito dos moradores.

© Shutterstock

Staro Riga, Letônia

Pontes, parques e edifícios ganham uma nova vida neste festival de luzes que se tornou uma parte inseparável da comemoração do Dia da Independência do país.

© Shutterstock

Nattljus, Suécia

Nattljus, que significa 'luz da noite', é um festival que acontece a cada dois anos, no final de outubro, em Eskilstuna. O principal objetivo do evento é dar à comunidade a oportunidade de compartilhar e refletir sobre suas experiências em iluminação urbana com um foco na sustentabilidade. O próximo festival será em 2020.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Lumo Light Festival Oulu, Finlândia

Por um final de semana, geralmente no desfecho de novembro, Oulu recebe um festival de luzes temático. O tema para 2018 foi sentimentos e as obras de arte trouxeram sensações cotidianas em exibições verdadeiramente sublimes.

© Shutterstock

LichtRouten, Alemanha

A cidade de Lüdenscheid abriga este fórum internacional de luz em arte, design e arquitetura todos os anos com passeios noturnos. O festival de 2018 ocorreu de 28 de setembro a 7 de outubro e teve entre as atrações esculturas de luzes incríveis, sombras e projeções inovadoras.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Lifestyle Projeção 04/12/18 POR Notícias Ao Minuto


Os festivais de luzes são espetáculos visuais surpreendentes que combinam arte, tecnologia, ciência e arquitetura. Em alguns eventos, belas obras lúdicas e surreais guiam e interagem com o visitante ao longo de um percurso de experiências emocionais e sensoriais em um verdadeiro show de cores e formas. Quer mais um motivo para conhecer esses festivais? É mais uma chance de ver uma cidade sob uma nova perspectiva e luz.

PUB

Na galeria, conheça os destinos que brilham com festivais de luzes vibrantes!

Veja também: Dez principais erros para você evitar quando estiver exposto ao sol

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 12 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 14 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 11 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 12 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 13 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 12 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 14 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 11 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bastidores da TV Há 4 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"