Japão debate lei para atrair estrangeiros com baixa qualificação

Projeto apoiado pelo governo foi aprovado na Câmara e aguarda votação no Senado

©  Kim Kyung Hoon/Reuters

Mundo Trabalhadores 05/12/18 POR Folhapress

O Japão discute a criação de uma lei para liberar a entrada de trabalhadores estrangeiros em setores que exigem menor qualificação, como construção, agricultura, alimentação e cuidados hospitalares. A proposta prevê abrir espaço para cerca de 345 mil imigrantes nos próximos cinco anos.

PUB

O projeto de lei sobre o tema foi aprovado na Câmara dos Deputados no fim de novembro e agora é debatido na Câmara dos Conselheiros (equivalente ao Senado). A expectativa é que a votação ocorra até o dia 10 de dezembro, quando termina uma sessão conjunta entre as duas Casas, e que as novas regras, caso aprovadas, entrem em vigor em abril de 2019.

+ Trump cumprimenta Obama, mas ignora casal Clinton em funeral

O projeto em debate permitirá a vinda de trabalhadores para 14 setores que sofrem com falta de mão de obra, como construção, indústria, comércio e alimentação.

Seriam criados dois novos modelos de residência para trabalhadores estrangeiros. O primeiro, para pessoas com menor qualificação, terá duração de até cinco anos e não permitirá que a família do migrante venha para o país.

A segunda categoria será dedicada a trabalhadores de alta escolaridade, e não terá um limite de renovação. Com isso, abre-se um caminho para que esses estrangeiros possam morar por tempo indeterminado no Japão.

O Japão é bastante restritivo à entrada de imigrantes. Pelas regras atuais, são aceitos apenas estrangeiros com alta escolaridade, como professores e doutores, ou descendentes de japoneses, que precisam atender a uma série de exigências.

A proposta é defendida com afinco pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, que espera dinamizar a economia do país. O envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade têm levado à falta de mão de obra em diversos setores. A população japonesa deve diminuir de 127 milhões de pessoas para 88 milhões até 2065.

A oposição critica o projeto e argumenta que a lei precisa trazer mais detalhes e que seu debate na Câmara foi muito curto: durou apenas 15 horas. O governo contesta e diz que houve conversas suficientes.

Os opositores também argumentam que os estrangeiros poderão ter dificuldades para se adaptar ao idioma e à cultura do país, e que precisarão de aulas e de assistência médica, o que irá gerar gastos para os governos locais.

Outros pontos levantados pelos críticos da mudança são o risco de que japoneses percam seu emprego para migrantes que aceitem ganhar menos, que tenham seus salários reduzidos e que as taxas de criminalidade aumentem.

Atualmente, a única forma de pessoas com menor qualificação trabalharem no país legalmente é por meio de programas de trainee. Porém, há denúncias de abusos, como jornadas longas e baixos salários. O fato do estudante não poder mudar de emprego durante sua estadia facilita a exploração por parte das empresas.

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão atingiu um recorde de 1,28 milhões de pessoas em outubro, segundo dados do Ministério do Trabalho citados pelo site Japan Times. A maioria, 370 mil, é de chineses. O número total dobrou nos últimos seis anos: em 2012, eram 680 mil pessoas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 18 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 18 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 18 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 11 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 10 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 17 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 16 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 16 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 17 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 16 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa