Boa fase do Porto na temporada europeia passa por Felipe e Eder Militão

A boa fase de Felipe e Eder Militão coloca a dupla no radar de Tite e da seleção brasileira

© Getty Images

Esporte Brasileiros 06/12/18 POR Estadao Conteudo

Líder do Campeonato Português e classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa com a primeira posição do Grupo D já assegurada. A boa campanha do Porto na atual temporada está diretamente ligada a um paredão defensivo: Felipe e Eder Militão. Os brasileiros formaram dupla de zaga em 15 oportunidades, nas quais a equipe portuguesa foi vazada apenas quatro vezes e fez 33 gols.

PUB

Em sua terceira temporada em Portugal, o ex-corintiano Felipe é, aos 29 anos, um dos principais líderes do elenco e já foi capitão do Porto algumas vezes. Ele tem usado a sua experiência para ajudar na adaptação do compatriota, de apenas 20 anos e que foi contratado na última janela de transferências.

+ Bruno Henrique revela mágoa, mas fica no Santos após ano para esquecer

"No elenco do Porto todos se ajudam. Atrás de nós tem o Iker (Casillas), que é uma lenda do futebol e nos orienta bastante. Eu procuro ajudar, assim como os outros jogadores. Aproveito para passar o que já vivi nesses últimos anos na Europa e no clube, o estilo de jogo europeu, a formação tática... Mas todos têm boa relação e os mais antigos do elenco sempre estão dando suporte para quem chega", disse Felipe ao jornal O Estado de S.Paulo.

O zagueiro lembra que quando trocou o Bragantino pelo Corinthians, em 2012, várias pessoas tiveram esse papel de "tutor" e ajudaram em seu desenvolvimento no clube. "Muita gente me ajudou. Não só atletas, mas os profissionais da comissão técnica, como o próprio Fábio Carille. O Paulo André me incentivou no começo. O Gil também foi um grande parceiro, um irmão, que me ajudou muito e fomos campeões brasileiros juntos, em 2015, formando a melhor defesa da disputa".

Já em sua ida para a Europa, Felipe não precisou de uma "aclimatação". Para ele, o fato de estar no meio da temporada no Brasil, quando foi contratado, enquanto os seus companheiros iriam começar a pré-temporada, foi determinante para ter impacto imediato. "Fisicamente, eu estava bem; tecnicamente também e o grupo aqui do Porto me acolheu muito bem e isso ajudou para que eu conseguisse mostrar meu futebol".

A boa fase de Felipe e Eder Militão coloca a dupla no radar de Tite e da seleção brasileira. Depois da Copa do Mundo da Rússia, os dois foram lembrados pelo treinador para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador. Com facilidade para atuar ainda como lateral e volante, o ex-são-paulino também esteve na lista dos jogos contra Arábia Saudita e Argentina.

Felipe faz questão de ressaltar o alto nível de exigência de Tite, treinador que apostou em seu futebol no Brasil. "Ele contribuiu muito para a minha evolução no Corinthians, assim como o Fábio Carille. Tite é um treinador que procura estar sempre aprendendo alguma coisa, evoluindo, e os atletas que estão com ele precisam acompanhar isso. Minha intenção é fazer um grande trabalho no Porto e, se estiver bem no meu clube, a seleção poderá ser consequência". Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula