Equipe de Doria anuncia posse enxuta e corte de cargos em SP

'O governador ainda não tomou a decisão de um corte linear ou setorizado', disse o vice-governador Rodrigo Garcia

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Política governador 07/12/18 POR Folhapress

 

PUB

A gestão João Doria (PSDB) publicará já no dia 1º de janeiro de 2019 decretos com o corte de cargos comissionados nas secretarias e autarquias no governo de São Paulo. Nesta sexta-feira (7), após a primeira reunião dos 17 secretários já anunciados por Doria, o vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM) afirmou que o pacote de medidas de enxugamento da máquina pública incluirá a extinção de algumas estatais.

"Estamos tendo acesso a recursos em caixa do governo. A partir daí vamos não só estabelecer um decreto de restrição orçamentária, com contingenciamento de recursos, mas também um decreto de congelamento de cargos em comissão", disse Garcia, acrescentando que buscarão a "racionalização" dos gastos.

+ Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann batem boca no WhatsApp do PSL

+ Em 1ª entrevista, Lula diz que Moro fez política e se beneficia disso

"[A ideia é] A preservação [de cargos comissionados] tanto quanto possível nas quatro áreas prioritárias do governo, ou seja, saúde, educação, transporte e mobilidade. No restante, [cortar] aquilo que a gente achar necessário. O governador ainda não tomou a decisão de um corte linear ou setorizado", completou Garcia, especificando que a maior parte dos cortes incidirá sobre os cargos de livre provimento (por nomeação), e não sobre os cargos privativos de carreira (que correspondem à promoções na carreira do servidor).

Publicado no primeiro dia do mandato, o decreto congelará os cargos já na largada do novo governo, segundo Garcia, evitando, assim, uma mudança gradativa.

Garcia também disse que a cerimônia de posse do novo governo, no dia 1º de janeiro, deverá ser mais enxuta e mais rápida, para evitar gastos considerados desnecessários. Doria queixou-se do que viu como excesso de formalidades e rituais na tradição dos eventos, e solicitou que o cortejo fosse simplificado.

"Será uma posse racional, com o governador e o vice tomando posse na Assembleia Legislativa, e teremos a cerimônia de transmissão de cargo no Palácio dos Bandeirantes. O governador Doria determinou que se enxugasse o tamanho da cerimônia para que se evitasse gastos desnecessários de recursos públicos", disse Garcia.

A posse na Assembleia deve começar as 9h, seguida pela cerimônia na sede do governo estadual, às 10h, com previsão para acabar antes das 12h, sem a recepção de figuras influentes da política pelo novo governador, como costuma acontecer.

O corte de cargos também atingirá o secretariado, que terá 20 pastas, e não mais 25, como atualmente. Até o momento, 17 secretários foram anunciados, e na próxima semana serão indicados os titulares de Esporte, Administração Penitenciária e Fazenda, área para a qual Doria sonha com o ex-ministro Henrique Meirelles como responsável.

Além das 20 secretarias, o governo contará com secretarias extraordinárias de Comunicação e de Relações Internacionais. Com informações da Folhapress.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico