Artefatos encontrados em ativistas não eram explosivos

Laudos técnicos confirmaram essa segunda-feira (4) que os objetos encontrados nas mochilas dos dois ativistas presos em junho, durante um protesto anticopa, não eram explosivos, ao contrário do que a Polícia Civil tinha afirmado.

© Divulgação

Justiça Laudo 05/08/14 POR Notícias Ao Minuto

Depois de terem sido presos por participação em uma manifestação que ficou violenta, no mês de junho, em ato contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, os dois ativistas foram acusados, entre outros crimes, de estarem na posse de artefatos explosivos.

PUB

De acordo com um relatório do grupo antibombas da Polícia Militar (Gate), divulgados essa segunda-feira (4) pela Folha de São Paulo, os objetos na posse do professor Rafel Lusvargh, de 26 anos e do estudante Fábio Hideki Harano, de 27 não eram, na verdade, explosivos.

Os dois ativistas estão presos há 43 dias, acusados de liderar protestos violentos, associação criminosa, porte de explosivos, incitação ao crimes, desobediência à autoridade, entre outros crimes. Uma das acusações, revela agora o Gate, passa por um erro da Polícia Civil.

O crime de porte de explosivos, punível de 3 a 6 anos de prisão, era a razão apresentada pelos policiais para manterem os ativistas presos. Ainda na passada sexta-feira (1), o juiz Marcelo Matias Pereira terá afirmado que havia “depoimentos consistentes” suportando a tese dos “artefatos explosivos / incendiários”.

O laudo técnico mostra que os objetos encontrados com os ativistas tinham componentes “inertes” ou “isentos de qualquer tipo de substância explosiva e/ou inflamável”, avança a Folha de São Paulo.

A defesa dos ativistas afirmou que vai pedir que a Justiça reconsidere os pedidos, negados anteriormente, para que os dois ativistas sejam liberados. Mas a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a motivo da prisão dos dois homens não é só o suposto porte de explosivos.

“Os fatos estão sob judice e foram objeto de denúncias oferecidas pelo Ministério Público ao Poder Judiciário, que manteve as prisões preventivas de Fábio Hideki Harano e de Rafael Marques Lusvargh. As denúncias, que não se baseiam apenas em objetos encontrados com ambos, se converteram em processos judiciais, nos quais Harano e Lusvargh figuram como réus”, escreveu em nota o SSP.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 3 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

esporte Óbito Há 18 mins

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 23 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

fama Televisão Há 17 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 17 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 18 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama BBB-DAVI BRITO Há 20 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24

fama NADJA-HADDAD Há 22 Horas

'Não foi como sonhávamos', diz Nadja Haddad sobre nascimento prematuro de filhos gêmeos

fama GRUPO-MOLEJO Há 20 Horas

Molejo anuncia novo trabalho durante velório do cantor Anderson Leonardo

fama GÉRARD-DEPARDIEU Há 22 Horas

Gérard Depardieu é preso em Paris acusado de agressão sexual durante filmagem