Países islâmicos esperam 'máxima consideração' de Bolsonaro

A Organização para a Cooperação Islâmica pediu que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), tenha "máxima consideração" com as nações muçulmanas

© Adriano Machado / Reuters

Mundo embaixada brasileira 11/12/18 POR Folhapress

Em meio à insatisfação de países árabes com a decisão de mudança da embaixada brasileira em Israel, a Organização para a Cooperação Islâmica pediu que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), tenha "máxima consideração" com as nações muçulmanas.

PUB

A posição foi manifestada em memorando assinado nesta terça-feira (11) pelos embaixadores dos países que integram o grupo e que atuam no Brasil. Os representantes diplomáticos se reuniram nesta manhã na embaixada da Palestina, em Brasília.

"A Organização para Cooperação Islâmica está esperançosa de que o novo governo brasileiro, que emergiu ao poder por meio de um processo transparente e democrático, direcione a máxima atenção às relações do Brasil com o mundo árabe e continue pavimentando o caminho dessas relações", disse.

O documento traduz as preocupações com as mudanças no rumo da política externa brasileira. Ele enfatiza "uma vez mais" a importância das relações entre o Brasil e países árabes, na qual destaca que "há espaço para fazer esse relacionamento crescer em todos os níveis e setores".

+Tiroteio em mercado de Natal mata ao menos uma pessoa na França

"Os países muçulmanos aqui representados expressam sua ansiedade em trabalhar arduamente com o novo líder brasileiro para servir aos interesses de todas as partes em um espírito de cooperação e respeito de sua histórica herança", disseram.

O memorando ressalta ainda que os países muçulmanos têm "alto apreço pelo apoio histórico do Brasil" às causas dos países árabes e destaca o reconhecimento do Estado da Palestina e o apoio "pela solução de dois estados". A Organização para Cooperação Islâmica agrega 57 países no Brasil.

A relação do Brasil com as nações árabes sofreu um abalo após o presidente eleito ter cogitado transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Em resposta, o governo egípcio cancelou visita do chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, ao país.

A Liga Árabe também enviou carta alertando Bolsonaro de que a medida pode prejudicar as relações do Brasil com os países árabes, que hoje representam o segundo maior comprador de proteína animal brasileira.

De acordo com a Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), 45% da carne de frango e 40% da bovina que o país exporta hoje levam o selo halal –ou seja, pode ser consumida segundo preceitos islâmicos.

Em conversas reservadas, embaixadores das nações islâmicas reafirmam que não cabe a nenhum país interferir em decisões de outras nações e que entendem que o governo federal é soberano para direcionar suas posições sobre política externa.

Eles observam, contudo, que o Brasil sempre foi um país mediador de conflitos, e não parte do problema no Oriente Médio. Acrescentam que as posições do Brasil na ONU nos últimos 50 anos foram de votar de maneira a reduzir os conflitos na região e que ninguém quer que o país perca a liderança no cenário internacional. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia