Municípios do interior fluminense debatem propostas para a cultura

A proposta resultante dos debates sobre temas ligados à produção e à gestão da atividade cultural nos municípios fluminenses será apresentada e discutida durante o evento com os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Célia disse à Agência Brasil que os organizadores do evento pretendem entregar aos candidatos uma proposta que seja da cultura do interior do estado.

© Reuters

Brasil Discussão 22/08/14 POR Agência Brasil

Entre os temas ligados à cultura do interior que merecem atenção dos futuros governantes. Célia destacou a manutenção e conservação do patrimônio histórico material e imaterial, o financiamento das atividades do setor, a capacitação dos agentes culturais e alterações na Lei de Incentivo à Cultura, entre outros.

PUB

Além do Programa de Integração pela Música de Vassouras, participam do encontro Pontos de Cultura de Macaé, Nova Friburgo e Paraty, organizações não governamentais (ONGs), conselhos e secretarias municipais de Cultura e fundações culturais de Angra dos Reis, Quissamã e Barra Mansa, além de representantes do Legislativo de várias cidades fluminenses.

A assessora de Fomento e Captação de Recursos da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Fundação Cultuar), Martha Myrrha, destacou “a distribuição e descentralização de recursos e a profissionalização como dois pontos que o interior como um todo considera "muito fortes”.

Em Angra dos Reis, situada na Costa Verde do estado, Martha aponta a necessidade de consolidar os instrumentos disponíveis para captação de recursos, que são fundos e lei de incentivo. “Precisamos de melhora nos mecanismos de acesso a verbas, para que o interior consiga ter como participar de melhor distribuição dos recursos. "Porque, sem recursos, a gente não faz política pública”, afirmou.

Outra questão levantada por Martha é a preocupação com a formalização do campo cultural, no sentido profissional. “Não só no campo do serviço público, como também nas diversas áreas artísticas”. Angra vem discutindo a realização de mais concursos públicos e a melhoria da informalidade, que Martha considera uma característica ainda muito forte do setor cultural no interior. “Estamos buscando respostas dos candidatos sobre como formalizar e institucionalizar o campo [da cultura].”

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 21 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 18 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama MADONNA-CANTORA Há 21 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 47 mins

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 21 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

fama Relacionamentos Há 18 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 17 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

esporte NBA Há 23 Horas

Pacers eliminam Bucks e avançam nos playoffs da NBA; Knicks despacham 76ers

fama Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS