Confira os momentos mais polêmicos da história do Oscar

Recentemente, o Oscar anunciou Kevin Hart como anfitrião da cerimônia, mas o astro acabou desistindo após controvérsia no Twitter

Os momentos mais polêmicos da história do Oscar!

O que seria do Oscar sem uma pequena controvérsia para movimentar e apimentar as coisas? Então, a maior premiação do cinema já começa seus preparativos para a edição de 2019, mas já não conseguiu evitar a polêmica... Tudo começou quando o ator e comediante Kevin Hart foi anunciado como o anfitrião da cerimônia, gerando aquela confusão nas redes sociais.

O motivo do alvoroço foram mensagens postadas no Twitter pelo astro americano, consideradas homofóbicas, que dividiram opiniões do público. O que aconteceu? Ele acabou renunciando o posto logo depois da repercussão negativa...

Aproveitamos e relembramos alguns dos episódios mais constroversos da história do Oscar! Veja a seguir!

© Getty Images

Em protesto

Um dos primeiros momentos controversos da história do Oscar aconteceu em 1936. O roteirista Dudley Nichols (à direita) recusou um Oscar por 'O Denunciante' (1935). O artista abriu mão do prêmio porque o sindicato dos escritores estava em greve contra a indústria cinematográfica. 

© Getty Images

Uma vitória agridoce

Em 1940, Hattie McDaniel tornou-se a primeira pessoa negra a ganhar um Oscar (no caso, Melhor Atriz Coadjuvante). Este deveria ter sido um evento alegre, mas sua vitória foi marcada pelo racismo. A atriz estava sentada muito atrás e foi separada do resto do elenco do filme '...E o Vento Levou' (1939).

© Reprodução / YouTube

A escolha errada, na opinião de muitos

'Como Era Verde o Meu Vale' venceu 'Cidadão Kane' na categoria Melhor Filme em 1942. A decisão causou grande frustração e muitos não perdoaram a Academia por isso.

© Getty Images

A volta por cima da diva

Elizabeth Taylor é um ícone de Hollywood, mas ela se viu envolvida em uma polêmica após ter um caso com o cantor Eddie Fisher. Ele era casado com a atriz Debbie Reynolds, uma das namoradas da América. Liz Taylor teve ainda uma pneumonia, mas voltou à premiação quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1961.

© Getty Images

O poder de Poitier

Em 1964, Sidney Poitier tornou-se o primeiro negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator. O filme era 'Uma Voz nas Sombras'. A atriz Anne Bancroft lhe deu um beijo na bochecha, o que escandalizou o público conservador.

© Getty Images

'Desfile de carne'

O ator americano George C. Scott dizia que o processo da Academia em transformar atores em estrelas era forçado e que a cerimônia era um 'desfile de carne'. Quando foi eleito o Melhor Ator em 1970, Scott nem se deu ao trabalho de buscar a estatueta.

© Getty Images

Brando manda o seu recado através de ativista

Em 1973, Marlon Brando ganhou o prêmio de Melhor Ator por seu papel em 'O Poderoso Chefão'. O astro se recusou a aparecer e enviou a ativista indígena americana Sacheen Littlefeather para receber o prêmio. No discurso, ela destacou o tratamento dado aos nativos americanos pela indústria cinematográfica. A reação da plateia foi uma mistura de vaias e aplausos.

© Getty Images

Um peladão no Oscar

Em 1974, o fotógrafo americano Robert Opel ganhou notoriedade ao correr pelado no palco do Oscar. Ele passou por trás do ator David Niven, mostrando um sinal de paz, enquanto Niven apresentava Elizabeth Taylor. O peladão saiu impune e até concedeu uma coletiva de impresa.

© Getty Images

Uma mensagem antiguerra

Em 1975, 'Corações e Mentes', filme que falava da Guerra no Vietnã, ganhou o prêmio de Melhor Documentário. O produtor Bert Schneider agradeceu aos ativistas que lutavam contra conflitos armados em seu discurso, causando uma grande controvérsia.

© Getty Images

Revolta contra Vanessa Redgrave

Em 1978, Vanessa Redgrave ganhou um Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em 'Julia', que foi baseada em um livro de memórias de Lillian Hellman. No entanto, surgiram rumores de que Hellman teria inventado a história da trama, protagonizada pela atriz.

© Getty Images

Look da discórdia...

Em 1986, Cher chocou o mundo ao surgir  com um traje polêmico. 'Como vocês podem ver, recebi meu livreto da Academia sobre como se vestir como uma atriz séria', disse ela. A cantora e atriz mandava uma indireta sobre o fato de não ter sido indicada naquele ano.

© Getty Images

Falta de sincronia...

Em 1989, a atriz Eileen Bowman e o ator Rob Lowe protagonizaram um dos números mais embaraçosos da história da premiação. Eles cantaram e dançaram por cerca de dez minutos como Branca de Neve e o Príncipe Encantado. No entanto, a dupla não estava afinada e a cena acabou sendo constrangedora. A Disney ainda processou a Academia, pois não havia cedido os direitos autorais para a performance.

© Getty Images

As flexões de Palance

Jack Palance ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1992 por 'Amigos, Sempre Amigos'. O ocasião, o artista americano surpreendeu o público ao mostrar seu vigor físico, fazendo flexões com apenas um braço, mesmo já tendo 73 anos na época!

© Getty Images

Richard Gere, Tim Robbins e Susan Sarandon banidos

Política e cinema não combinam. Richard Gere, Tim Robbins e Susan Sarandon fizeram declarações políticas no Oscar de 1993, o que lhes renderam banimentos da cerimônia. A proibição acabou por ser anulada.

© Getty Images

Um informante...

O diretor Elia Kazan fez alguns clássicos, mas houve controvérsia quando ele ganhou um Oscar honorário. Isso porque o cineasta atuou como um informante anticomunista durante a Era McCarthy, incentivando a paranoia e a angústia em Hollywood.

© Getty Images

Angelina Jolie e James Haven

No ano 2000, a atriz e o irmão James Haven protagonizaram episódio polêmico no Oscar. Eles se beijaram (na boca), deram as mãos e Jolie disse era "tão apaixonada" por ele... 

© Getty Images

O vestido do cisne de Björk

Um dos mais famosos vestidos do Oscar foi usado por Björk. A cantora islandesa desfilou com um vestido de cisne e até 'chocou' um ovo no tapete vermelho.

© Reuters / Andrew Winning

Adrien Brody e Halle Berry

Em 2003, Adrien Brody ganhou o prêmio de Melhor Ator por 'O Pianista', depois agarrou Halle Berry e a beijou à força. 

© Getty Images

Críticas a George Bush

Michael Moore ganhou um Oscar pelo documentário político 'Tiros em Columbine'. Durante seu discurso, ele criticou o presidente George Bush, repetindo a frase: 'vergonha de você'. A plateia o vaiou.

© Getty Images

Celebridade procurada pela polícia

O ano de 2003 foi um dos mais controversos de todos. Roman Polanski ganhou o prêmio de Melhor Diretor por 'O Pianista'. Isso causou alvoroço, já que ele havia se declarado culpado de acusações de abuso sexual. Polanski não compareceu à cerimônia, porque seria preso.

© Reuters

Um palavrão no discurso de agradecimento

Melissa Leo ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 2011. Durante seu discurso de aceitação, ela soltou um palavrão. O que ela disse? 'Quando eu vi Kate Winslet (ganhando prêmio) há dois anos, parecia tão f... fácil', disse a estrela, que pediu desculpas.

© Getty Images

Os piores anfitriões?

James Franco e Anne Hathaway foram anfitriões da cerimônia de 2011. O desempenho deles foi fortemente criticado e há quem diga que os atores foram os piores apresentadores da história.

© Getty Images

Comentário infeliz

Seth McFarlane se saiu um pouco melhor que Franco e Hathaway. No entanto, o ator e criador de 'Uma Família da Pesada' (Family Guy') chegou a um ponto em que ele comparou o enredo de 'Django Livre' ao relacionamento de Rihanna com Chris Brown. A piada repercutiu mal e muita gente achou de péssimo gosto.

© Getty Images

Ninguém segura essa garota!

Jennifer Lawrence estava incontrolável no Oscar de 2013. A estrela caiu no chão, ganhou o prêmio de Melhor Atriz e ainda mostrou o dedo do meio para a imprensa de Hollywood. Uma figura!

© Getty Images

'Adele Dazeem'

Travolta não conseguiu pronunciar bem o nome de Idina Menzel, cantora que ficou famosa mundialmente após o filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Ele disse algo como 'Adele Dazeem', causando um grande embaraço.

© Getty Images

Rocking the stage

Chris Rock foi outro anfitrião controverso. O ator e comediante trouxe Stacey Dash no palco para uma piada que satirizava os estereótipos asiáticos. O comentário levou a protestos de atores e políticos.

© Getty Images

Racismo

Em 2016, todos os 20 atores indicados eram brancos. Isso levou a indignação e à hashtag #OscarsSoWhite. Will e Jada Pinkett Smith boicotaram a cerimônia.

© Getty Images

Uma situação constrangedora

Em 2017, Brie Larson foi encarregada de apresentar o prêmio de Melhor Ator para Casey Affleck. A situação ficou constrangedora porque Larson havia interpretado uma vítima de violência sexual em 'O Quarto de Jack' e Affleck havia sido acusado de agressão por duas mulheres.

© Getty Images

O vencedor errado...

Ainda, em 2017, o elenco e a equipe de 'La La Land: Cantando Estações' ficaram encantados quando foram anunciados como vencedores do Oscar de Melhor Filme. No entanto, houve um engano e 'Moonlight: Sob a Luz do Luar' é que foi o verdadeiro vencedor. Ficou chato...

© Getty Images

Cultura Controvérsia 14/12/18 POR Notícias Ao Minuto


O que seria do Oscar sem uma pequena controvérsia para movimentar e apimentar as coisas? Então, a maior premiação do cinema começa seus preparativos para a edição de 2019, mas já não conseguiu evitar a polêmica... Tudo começou quando o ator e comediante Kevin Hart foi anunciado como o anfitrião da cerimônia, gerando aquela confusão nas redes sociais.

PUB

O motivo do alvoroço foram mensagens postadas no Twitter pelo astro americano, consideradas homofóbicas, que dividiram opiniões do público. O que aconteceu? Ele acabou renunciando ao posto logo depois da repercussão negativa.

Aproveitamos e relembramos alguns dos episódios mais constroversos da história do Oscar. Veja a seguir!

Leia também: Junior Lima volta a cantar e compor em projeto de música eletrônica

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 2 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

mundo Guangzhou Há 2 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama A Grande Conquista 2 Há 2 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Posição de Lótus Há 4 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 3 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

fama Casais famosos Há 21 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 4 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 4 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Baby Reindeer Há 22 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

lifestyle Signos Há 5 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos