Facebook é investigado por descumprir quebra de sigilo

Caso que envolve tráfico internacional de drogas

© Pixabay

Tech MPF 14/12/18 POR Folhapress

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou um inquérito civil para apurar o descumprimento de ordens judiciais por parte do Facebook em um caso que envolve um suspeito de tráfico internacional de drogas.

PUB

A Procuradoria ordenou a quebra de sigilo de dados referentes a conversas que o suspeito mantinha no Messenger, aplicativo de mensagens da rede social. Segundo o MPF, a empresa "vem se recusando a revelar as informações", o que prejudica o trabalho na identificação de outros envolvidos e na coibição do comércio de entorpecentes.

Em um primeiro momento, o Facebook declarou que o perfil em questão não teria enviado ou recebido mensagens na plataforma. Depois de analisar um período maior de tempo, em um segundo pedido da Justiça, confirmou a existência do conteúdo.

De acordo com o MPF, o usuário havia conversado com outras 20 pessoas no Messenger.

+ Facebook anuncia vazamento de fotos de até 6,8 milhões de usuários

"Até agora, porém, não entregou os dados requisitados por não reconhecer a autoridade do Judiciário brasileiro, exigindo uma ordem da Justiça dos Estados Unidos", diz o MPF, que ainda critica a "resistência" da empresa em cumprir decisões no país e acusa a atitude de desrespeitosa com a Justiça.

Em ofício, a promotoria pede esclarecimentos sobre sua rotina para atender a requisições judiciais, sobre a veracidade de informações prestadas e a existência ou não de apuração interna nesses casos.

A postura da empresa em outras ocasiões foi de que cumpre o MLAT (sigla para Mutual Legal Assistance Treaty), um acordo que estabelece a necessidade de comunicação direta entre o Ministério da Justiça brasileiro e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em casos de solicitações de conversas.

O Facebook defende que não pode acessar conteúdos de contas de brasileiros, cujos contratos são com uma empresa do exterior e que cumpre o MLAT. A rede social não tem servidores no Brasil.

Há cerca de um ano, a Acepro (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), que reúne grupos de tecnologia como Facebook e Microsoft, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a Justiça usasse esse acordo quando fizesse solicitações relativas às conversas de brasileiros.

Em nota, a companhia diz que respeita as autoridades brasileiras e que está em contato com o MPF para esclarecer o caso. "Ainda não fomos notificados sobre esta investigação, mas estamos à disposição do MPF", afirma o porta-voz.

VAZAMENTO

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (14) um vazamento de fotos que pode ter afetado até 6,8 milhões de usuários.

Em comunicado, Tomer Bar, diretor de engenharia do Facebook, afirmou o problema aconteceu entre 13 e 25 de setembro.

Nesse intervalo, aplicativos de terceiros que funcionam no site tiveram acesso "mais amplo que o normal" às fotos. De acordo com a empresa, a falha foi corrigida. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro