Ministro homologa base curricular do ensino médio; entenda

Homologação oficializa a validade do documento que orientará o que será estudado nas escolas públicas e particulares

© Suami Dias/ GOVBA

Brasil educação 14/12/18 POR Folhapress

O ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou nesta sexta-feira (14) a parte referente ao ensino médio da Base Nacional Comum Curricular. Embora a versão final tenha sido aprovada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) na semana passada, o texto oficial só foi divulgado no site do MEC às 14h, uma hora antes do início da cerimônia.

PUB

A homologação oficializa a validade do documento que orientará o que será estudado nas escolas públicas e particulares. As redes estaduais de ensino e unidades privadas devem construir seus currículos à luz da base.

É esperado que o Enem, que seleciona alunos para praticamente todas as universidades federais, seja reformulado. A ideia é que o exame cobre os conteúdos previstos pela Base.

Essa oficialização permite ainda que a reforma do ensino médio saia do papel. A reforma, que flexibiliza o currículo, tem dois anos a partir de agora para ser implementada em todo país.

Ela é uma das bandeiras do governo Michel Temer (MDB). A gestão atual acelerou o trâmite da base para que o texto fosse homologado ainda neste ano.

+ Fernando de Noronha proíbe venda e uso de itens de plástico descartável

Com a reforma, parte da grade dos alunos de ensino médio será organizada a partir da base. O restante será escolhido pelos alunos entre cinco áreas, se houver oferta: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.

Essas áreas são chamadas de itinerários. A base não traz detalhes sobre os itinerários, mas o MEC promete preparar ainda neste ano um documento a parte sobre essa parte para orientar os estados.

Ainda não há detalhes sobre como a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), vai lidar com o tema. No programa de governo apresentado nas eleições, Bolsonaro promete mudar o texto.

O ministro da Educação fez menção ao novo governo e disse esperar que as discussões sejam mantidas. "Está na hora de a gente olhar para o que interessa, que é criança na escola aprendendo. Tenho confiança de que o futuro governo vai trabalhar assim", disse. "Não tem outra ideologia se não a de ter criança na escola".

O ensino médio é considerado um dos maiores gargalos da educação básica. Mesmo os estados com os melhores indicadores na etapa se posicionam em patamares baixos.

A existência de uma base curricular é apontada por especialistas como uma ferramenta essencial para a melhoria da Educação.

Mesmo entre membros do MEC e do CNE o texto aprovado não foi considerado ideal. A versão final da base do ensino médio, ainda não publicada oficialmente, só traz detalhamento de habilidades em português e matemática.

As áreas de ciências da natureza e ciências humanas só são contempladas com a descrição de competências gerais. Não há referência a disciplinas na base.

HISTÓRICO

O governo Temer decidiu em julho de 2016 fatiar a Base Nacional Comum Curricular e adiar a entrega da parte que define o que será estudado no ensino médio. Isso foi feito para esperar a aprovação no Congresso de uma legislação que reorganizou a forma de organização desta etapa.

No início de 2017, a reforma do ensino médio foi aprovada por medida provisória, um instrumento que acelera o trâmite legislativo. Essa estratégia foi criticada por educadores por limitar o debate.

A base referente à educação infantil e ensino fundamental foi aprovada em dezembro de 2017 e já está em implementação em estados e municípios.

O MEC reescreveu internamente o texto e encaminhou em abril deste ano para o CNE a versão que seria a final. Essa parte da base foi duramente criticada por ser considerada genérica.

Duas das cinco audiências públicas realizadas pelo CNE desde então foram suspensas por conta de manifestações de estudantes e professores ligados a sindicatos. Mesmo assim o governo manteve o calendário e afirma ter realizado 4 mil alterações no texto.

"Essa base não é desse governo e dessa gestão. Ela virou uma política de estado, temos que comemorar", disse a secretaria de Educação Básica do MEC, Kátia Smole.

Além da base, o MEC finalizou um guia de implantação para o Estados. As redes ligadas ao governo concentram mais de 80% dos alunos de ensino médio do país. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes