Júri condena acusados de matar ambulante a socos e chutes em metrô

Crime ocorreu em dezembro de 2016 e provocou indignação

© Reuters

Justiça São Paulo 15/12/18 POR Estadao Conteudo

A 1ª Vara do Júri de São Paulo condenou dois homens a 15 anos e três meses de prisão, em regime fechado, pela morte de um ambulante que trabalhava na estação Pedro II, linha 3 (Vermelha), do Metrô. A dupla é acusada de espancar a vítima até o óbito e foram denunciados por homicídio qualificado com agravante de motivo torpe, meio cruel e emprego de recursos que dificultaram a defesa da vítima.

PUB

O julgamento durou dois dias. O crime ocorreu em dezembro de 2016 e provocou indignação. Segundo a denúncia, Alípio Rogério Belo dos Santos e Ricardo Martins do Nascimento agrediram uma moradora de rua transexual com socos e chutes na área externa da estação. Uma segunda transexual tentou intervir para ajudar a amiga, mas precisou fugir após ser perseguida pelos acusados. Dentro do metrô, a dupla passou a agredir o ambulante Luiz Carlos Ruas e destruir sua barraca de venda de doces.

+ João de Deus tem que se entregar até as 14h de hoje

Ruas tentou fugir durante as agressões, se dirigindo à bilheteria da estação, mas foi alcançado. Em vídeo capturado pelas câmeras de segurança, é possível ver os socos e ponta-pés sendo desferidos contra o ambulante. Ninguém o auxiliou ou tentou impedir o ataque. Ele foi socorrido ao Hospital do Servidor Público, na Aclimação, zona sul de São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos.

Em janeiro deste ano, o juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42.ª Vara Cível da Capital, determinou, em caráter liminar, que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) pague pensão mensal de R$ 2.232,54 a Maria de Souza Santos, viúva de Ruas.

Nesta semana, o júri reconheceu a acusação de homicídio, com agravante de motivo torpe, meio cruel e emprego de recursos que dificultaram a defesa da vítima. No caso da agressão à moradora de rua, o tribunal considerou o crime como lesão corporal de natureza leve.

(Reprodução)

No julgamento, a defesa dos acusados apontou que as agressões teriam sido em legítima defesa e sem animo homicida. O argumento foi rechaçado pelo Conselho de Sentença.

Após decisão, o juiz Roberto Zanichelli Cintra estipulou pena de 15 anos 3 três meses de prisão em regime fechado, sem possibilidade de recurso em liberdade. Os réus já estavam presos.

A reportagem busca contato com a defesa dos acusados. O espaço está aberto para manifestações. Com informações da Esatdão Conteúdo. 

Leia também: Foto mostra suspeito de matar turista em trilha onde corpo foi achado

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 48 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina