Felipe Massa termina em 14º lugar a prova de estreia na Fórmula E

O português Antonio Felix da Costa, da Andretti/BMW, venceu, com Jean-Eric Vergne (FRA/Techeetah) em segundo e Jêrome D'Ambrosio (BEL/Mahindra) em terceiro

© Moritz Hager/Reuters

Esporte Principal aposta 15/12/18 POR Folhapress

Principal aposta para o futuro do automobilismo por parte de montadoras, dirigentes e até alguns fãs da velocidade, a Fórmula E iniciou na manhã deste sábado sua quinta temporada com o eP de Ad Diriyah, na Arábia Saudita. Maior atração da categoria com carros elétricos após 15 anos na Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa largou em 12º lugar, chegou a estar até entre os oito primeiros colocados, mas sofreu uma punição e precisou ir aos boxes, o que o fez fechar a prova apenas em 14º lugar.

PUB

O português Antonio Felix da Costa, da Andretti/BMW, venceu, com Jean-Eric Vergne (FRA/Techeetah) em segundo e Jêrome D'Ambrosio (BEL/Mahindra) em terceiro. Lucas Di Grassi (Audi) foi nono colocado, e Nelsinho Piquet (Jaguar), o décimo.

O primeiro treino livre deste sábado foi cancelado por conta de uma chuva torrencial na cidade desértica que gerou poças de água no circuito de rua em que seria realizada a bateria. O fato é raro, porque nunca choveu em uma corrida de Fórmula E na história. O tabu se manteve, mas a pista ficou úmida durante o eP e criou novos desafios para os pilotos.

A zona de ataque, que dá potência extra a quem passa por uma área da pista, e é permitida duas vezes para cada competidor, foi ativada a partir da terceira volta. Por meio de votação online, cinco pilotos ganharam mais uma carga de potência: Stoffel Vandoorne (BEL/HWA), Felipe Massa, Antonio Felix da Costa, Daniel Abt (ALE/Audi) e Lucas Di Grassi.

+ Al Ain bate campeão africano e pega River na semifinal do Mundial

A largada de Felipe Massa foi boa, com o uso de força para ultrapassagens que era algo difícil na Fórmula 1, pois os carros na Fórmula E são mais resistentes aos pequenos contatos. De 12º colocado ele passou à zona de pontuação, entre os dez primeiros, na segunda volta e assumiu o oitavo lugar em 20 minutos de prova.

Pouco depois ele tomou uma punição, assim como diversos outros pilotos, e precisou ir para os boxes. Caiu para a 16ª posição e terminou em 14º. Após a conquista do modesto 14º lugar, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou a razão do gancho: infração na regeneração energética do carro.

De acordo com o relato, foi uma infração técnica, porque Massa em duas oportunidades usou energia de forma considerada inapropriada na cláusula 5.1 do guia de implementação da bateria da Fórmula E.

O brasileiro ativou o sistema antes do permitido, que é a partir de 22 minutos de corrida. Assim, perdeu cinco segundos como punição. Além de acionar antes da hora, os registros são de que ele acionou a energia do Fanboost mais do que deveria, usando energia a que não tinha direito. As duas punições o fizeram perder 25 segundos nos boxes.

Além de Massa, a prova também marcou as estreias de Max Gunther, Vandoorne, Gary Paffett (ING/HWA) e Alexander Sims (ING/Andretti) - Pascal Wehrlein (ALE/Mahindra) também estrearia, mas foi substituído por Felix Rosenqvist.

A próxima prova da Fórmula E será em 12 de janeiro, no Marrocos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 13 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 7 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo México Há 14 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo Espanha Há 9 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 6 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

politica Bolsonaro Há 13 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 15 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

fama GABRIELA-DUARTE Há 10 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'