Circuito Mimo abre hoje no Rio série de concertos musicais gratuitos

O primeiro concerto do Circuito Mimo no Rio de Janeiro será realizado às 18h desta terça-feira (2), no Outeiro da Glória. Maior festival gratuito de música instrumental do país, o Mimo é apresentado há 11 anos em cidades históricas brasileiras e está se expandindo agora para grandes cidades como o Rio e Belo Horizonte.

© Reprodução / Facebook

Brasil Cultura 02/09/14 POR Agência Brasil

Segundo a idealizadora e diretora-geral e artística do evento, Lu Araújo, o circuito foi criado com o intuito de extrapolar as datas dos festivais realizados nesse período nas cidades históricas para que outras cidades recebam “pílulas de programação” do Mimo e mantenham o conceito de promoção de concertos em espaços do patrimônio histórico, permitindo a circulação de grandes nomes da música instrumental pelo país.

PUB

 Para o Rio, estão programados mais dois concertos este ano: no dia 23 deste mês e no dia 14 de outubro. Em Belo Horizonte, as apresentações serão nos dias 13 e 14 de outubro.

 A atração desta noite no Outeiro da Glória é a Orquestra Chaarts, formada por 13 músicos vindos de diversos grupos e universidades da Suíça, cujo repertório vai da música colonial à contemporânea, passando pelo jazz de mestres como Duke Ellington. No programa de hoje destacam-se peças de compositores clássicos como  Vivaldi e Mozart. “São 13 músicos de grande personalidade, com destaque para o saxofonista Daniel Schnyder. E é uma rara oportunidade ver um show dessa qualidade, de graça, no Rio de Janeiro”, disse Lu.

A Orquestra Chaarts apresentou-se no último sábado de agosto (30) na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais, no Festival Mimo. A atração do dia 23, no Outeiro da Glória, será o Duo Milewski, participante do Mimo há dez anos, cujo repertório vai da música barroca ao chorinho. No dia 14 de outubro, apresenta-se o instrumentista Custódio Castelo, referência na renovação da guitarra portuguesa nas duas últimas décadas.

Iniciado em Olinda, Pernambuco, em 2004, o Mimo está atualmente em mais três cidades brasileiras: Ouro Preto, Paraty, no Rio de Janeiro, e Tiradentes, em Minas Gerais.

Lu Araújo informou que, paralelamente aos concertos instrumentais, são realizados fóruns de ideias e festivais dedicados à música no cinema, com destaque para filmes que abordam biografias de pessoas ligadas à música. Outra característica do Mimo é que os artistas que participam do festival dão aulas para músicos iniciantes.

As inscrições para o Mimo Paraty e o Mimo Tiradentes já estão abertas no site www.mimo.art.br.

O percussionista Naná Vasconcelos será um dos professores em Paraty. Em Tiradentes, dará aulas o trompetista Jessé Sadoc. “As aulas são sempre para músicos. A ideia é promover o aperfeiçoamento, a reciclagem, a troca de experiências entre músicos já profissionais e jovens músicos”, disse Lu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 9 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 16 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 16 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 16 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 17 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda