São Paulo terá calor intenso e pancadas de chuva até terça-feira

Na segunda-feira (17), as temperaturas variam entre 21ºC e 33ºC

© iStock

Brasil CLIMA 16/12/18 POR Folhapress

Os últimos dias de primavera -o verão começa na sexta (21)- terão clima típico da próxima estação. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até terça (18), a capital segue com sol e calor com pancadas de chuva no fim de tarde.

PUB

O final de semana teve calor intenso em São Paulo. Neste domingo (16), a tarde começou com temperaturas elevadas na cidade -os dados do CGE apontam uma média de 31°C. Entre o final da tarde e começo da noite, a previsão é de pancadas de chuva e, segundo o Centro, há potencial para formação de alagamentos.

Na segunda (17), as temperaturas variam entre 21ºC e 33ºC. No fim da tarde, a chegada de uma brisa marítima deve causar aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento.

O dia segue com sol e calor na terça (18). Os termômetros devem variar entre mínimas de 21ºC e as máximas podem ultrapassar 33ºC e, nas horas mais quentes, os índices de umidade serão baixos. Entre o fim da tarde e o começo da noite, pancadas de chuva com forte intensidade estão previstas.

+ Infestação do Aedes põe em alerta 11 cidades do litoral de São Paulo

No resto do estado, o clima será similar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de domingo até quarta (19), as pancadas de chuva acontecem principalmente no período da tarde e começo da noite.Veja abaixo quatro dicas para se proteger do calor dadas pelo professor Samuel Penna Wanner, do departamento de fisiologia da UFMG:

1) Evite doses exageradas de cafeína e álcool. A primeira é termogênica e aumenta o calor corporal; o segundo, diurético, ajuda a desidratar o corpo.

2) Programe as caminhadas. O melhor é fazer alguns intervalos para descansar durante a andança, de preferência na sombra ou em algum lugar que tenha ar-condicionado.

3) As recomendações "de sempre", como beber muita água e evitar exposição exacerbada ao sol devem ser observadas por todos, mas principalmente por idosos que usam medicamentos diuréticos. Estudos mostram que o calor é mais perigoso para este grupo.

4) Fique atento à primeira urina do dia. Se sua coloração for mais escura que o normal, pode ser indício de uma desidratação. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula