Zoológico de Bauru consegue reproduzir ave gigante da Oceania

O filhote completou um mês nesta segunda-feira (17) e já pode ser observado pelos visitantes

© Divulgação

Brasil Interior 17/12/18 POR Estadao Conteudo

O zoológico municipal de Bauru, cidade do interior de São Paulo, obteve sucesso na reprodução do casuar, uma ave gigante, natural da Oceania, ameaçada de extinção na natureza. O filhote completou um mês nesta segunda-feira, 17, e já pode ser observado pelos visitantes.

PUB

O zoo de Bauru é o segundo do País a conseguir a façanha - um filhote já havia nascido no zoo de Itatiba, também no interior paulista. "Encerramos o ano com chave de ouro e demos para os nossos visitantes um belo presente de Natal", disse o diretor do zoológico de Bauru, Luiz Pires.

+ Incêndio na Refinaria de Manguinhos já foi controlado

Ele conta que não foi tarefa fácil. O zoo recebeu um casal de filhotes da espécie em 2000, quando foi inaugurado um setor para grandes pássaros - o casuar adulto chega a pesar 50 quilos - e, desde que os espécimes se tornaram adultos, o zoo vem tentando a reprodução. "Os casuares são animais solitários e macho e fêmea só se aceitam no período de reprodução. Fora disso, eles se atacam e, como têm unhas afiadas, um pode até matar o outro", explicou.

No zoo, o casal vive separado por um alambrado e só é juntado para acasalar. "Ficamos observando quando surgem os sinais de namoro e não há risco de rejeição." Pires conta que o macho escava uma espécie de bacia no solo, onde a fêmea põe até quatro ovos. Em seguida, ela sai do ninho e o macho se deita para chocar os ovos.

+ Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas

Quando algum ovo eclode, o pai assume os cuidados com o filhote, longe da mãe, que já está em recinto separado. "Tivemos três posturas anteriores, mas não houve eclosão. Numa delas, levamos o ovo galado (fértil) para uma chocadeira, mas o filhote morreu antes de nascer. Desta vez, deu certo com a choca natural", comemorou.

Foram 50 dias de incubação e de muitos cuidados com o recém-nascido, mas ainda não se sabe o sexo do filhote. "Vamos fazer exame de sangue para saber se é macho ou fêmea." Conforme o diretor, como há zoológicos que têm casuares solteiros, a ideia é formar um novo par para aumentar a chance de reprodução.

O casuar (Causarius casuaris) é natural da Austrália e Nova Guiné. Sua origem remonta à época dos dinossauros, mas, a exemplo da ema brasileira, durante a evolução a ave perdeu a capacidade de voar. Sua alimentação é baseada em folhas e frutas, o que torna o casuar um excelente propagador de sementes nas matas da Oceania.

Devido à perda do habitat e o consumo da carne e ovos pelos aborígines, principalmente na Nova Guiné, a ave tornou-se ameaçada de extinção. O casuar pode correr a até 50 km/h e saltar 1,5 m, tornando-se agressivo quando protege ovos e filhotes, por isso é temido pelos homens. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

mundo Bioparc Há 9 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

fama Luana Piovani Há 12 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 11 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 3 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 10 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 11 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 11 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 12 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja