Papa critica líderes nacionalistas que 'temem estrangeiros'

Pontífice mandou mensagem a líderes políticos sobre a paz

© Max Rossi / Reuters

Mundo Recado 18/12/18 POR Ansa

O papa Francisco fez hoje (18) uma dura crítica a governantes que adotam políticas baseadas no nacionalismo, no racismo, na xenofobia, no desrespeito aos direitos humanos e na exploração do meio ambiente.

PUB

"Hoje em dia vivemos em um clima de desconfiança que se enraíza no medo do estrangeiro, na ânsia de perder as próprias vantagens. E se manifesta, frequentemente, a nível político, através de mecanismos de isolamento ou nacionalismos que colocam em discussão a fraternidade que nosso mundo globalizado tem tanta necessidade", afirmou, em mensagem pelo Dia Mundial da Paz de 2019, celebrado todo 1 de janeiro.

+ Governador de NY quer legalizar maconha para uso recreativo

O Papa classificou como "insustentáveis" os discursos políticos que tendem a "acusar os imigrantes de todos os males e a provar os pobres da esperança", relembrando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial. "A boa política está a serviço da paz. Ela respeita e promove os direitos humanos fundamentais, que são igualmente deveres recíprocos, de maneira que, entre as gerações atuais e as futuras se tenha uma ligação de confiança e de reconhecimento", disse Jorge Mario Bergoglio.

A mensagem do Papa traz também outros elementos que Francisco tem defendido desde que tomou posse como líder católico, em 2013, como os direitos humanos e o meio ambiente. Francisco listou o que chamou de "vícios" da política, que seriam a "corrupção, em forma de apropriação indevida de bens públicos ou de instrumentalização das pessoas"; a "negação ao direito e a falta de respeito às leis comunitárias; "o enriquecimento ilícito"; "a justificativa do poder mediante a força ou com pretexto arbitrário da razão do Estado"; a "tendência a se perpetuar no poder"; "a xenofobia e o racismo"; a "negativa de tomar conta do planeta Terra"; "o uso ilimitado de recursos humanos"; e o "desprezo pelos forçados ao exílio". "Toda renovação dos cargos eletivos, eleição ou etapa da vida pública constitui uma ocasião para tornar à fonte e às referências que inspiram a justiça e o direito", disse o Papa, no texto divulgado pela Santa Sé.

A declaração de Francisco é feita em um momento no qual a imigração e o nacionalismo são questões polarizadoras em vários países do mundo, como os Estados Unidos e Itália. Francisco já fez críticas a políticas adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e pelo vice-premier italiano de extrema-direita, Matteo Salvini, nas questões imigratórias. Salvini, após a divulgação do texto de Francisco, disse concordar com as ideias do Papa, mas alegou que a esquerda também promovia o racismo. "Acolho o apelo. Quando o papa ataca os racistas na política, faz muito bem, porque na Itália também houve, por muitos anos, um racismo de esquerda", afirmou. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada